top of page

FILTRO DE COMBUSTÍVEL

Como fazer a manutenção correta de seu filtro de combustível

A retirada da água do combustível é fundamental para a “saúde” do motor, principalmente hoje com a evolução dos motores diesel, onde cada vez mais se aplicam monitoramentos eletrônicos e bombas de injeção que requerem um combustível dentro de padrões rígidos de limpeza e ausência de água.

​

É recomendável a troca do filtro de combustível a cada 10.000 km e drenagem da água a cada semana, no caso do filtro Racor a troca é a cada 40.000 km e drenagem conforme a visualização de água pelo copo transparente.

 

Para que seu filtro do combustível funcione adequadamente e tenha uma vida útil estendida confira as dicas para manutenção e troca do elemento:

​

Para drenar a água

• Verificar visualmente no copo transparente (se houver) a presença de água;

• Abrir o respiro no cabeçote;

• Abrir o dreno e esgotar toda a água do copo;

• Fechar o dreno e o respiro;

• Preencher o filtro com combustível, caso necessário;

• Funcionar o motor.

​

Para troca do filtro combustível

1 - Abrir o respiro no cabeçote;

2 - Abrir o dreno e esgotar todo o combustível do filtro;

3 - Remover o copo e o filtro do cabeçote;

4 - Remover o copo e limpar o assento do o’ring; 5 -

Colocar novo o’ring lubrificado com óleo limpo (acompanha todo filtro novo);

6 - Apertar manualmente o copo no filtro;

7 - Montar o filtro+copo no cabeçote, rosqueando de 1/2 a 3/4 de volta após o encosto;

8 - Pressionar a bomba manual até que saia combustível pelo plug respiro;

9 - Fechar plug respiro;

10 - Acionar o motor e verificar possível vazamento ou entrada de ar.

Importante:

Não utilizar ferramentas para montagem do filtro. Na desmontagem pode-se utilizar a chave apropriada para retirada do copo ou uma cinta de couro, removendo o filtro.

 

Dicas para aplicação correta dos filtros.

Devemos sempre aplicar o filtro especificado originalmente pela montadora, respeitando cada aplicação. Vazão e micronagem são os fatores mais importantes na aplicação de um filtro.

diferencial trac lok troller

Em substituição ao filtro original do Troller 2.8 é possivel utilizar o modelo Racor.

​

CODIGO: MWM 9.0541.15.1.0019 

PN RACOR:  R45-10M

APLICAÇÃO: FORD F-250,GM Silverado/G.Blazer/GMC 3500-MWM SPRINT4.10/ 6.10

 

SIMILARES

AGRALE VOLARE MA 7,5TE MA 8,5T, MA 8.5T SUPER, 8500T

MOTOR MWM 4.10TCA / CUMMINS B5.9 - ANO: ...00
MWM VOLKS 7-100,7-110,8-100,8-120,8-140,8-150,12-140H,12-140T, VOLARE 05/00
SIMILARES: 
RENAULT: 7702295178 
AGRALE: 6008.006.010.00.0 
RENAULT: 82 00 102 609 
MWM: 905410500095 
AGRALE: 6008006010000 
MWM: 9.0541.05.0.0095

 


AGRALE
VOLARE SERIE A5 MWM 4.07 TCA APOS 2000
VOLARE SERIE A6 MWM 4.07 TCA APOS 1998
VOLARE SERIE A8 MWM 4.07 TCA APOS 1998

 

FORD
F250 6.7 DIESEL APOS 2011

 

RENAULT
MASTER 2.8 DIESEL APOS 2002

 

VOLKSWAGEN
SERIE 12T 12.140T APOS 1992
SERIE 14T 14.150 / 14180 APOS 1997


RENAULT = 7702295178


VOLKSWAGEM = 2RD127491

Os Filtros do Combustível Separador de Água Racor fazem parte hoje de todos os veículos e equipamentos que utilizam-se do diesel como combustível. Estes filtros são fabricados com o papelAquabloc®II, repelente a água e estão dentro dos padrões das normas internacionais.Vantagens da aplicação do copo transparente dos filtros Racor:

 

• Os copos transparentes são de Nylon, injetados sobre pressão e altamente resistentes. A água acumulada no copo não provoca oxidação como ocorre normalmente nos filtros com carcaça metálica fechada.
• Existe a possibilidade de controle visual do abastecimento feito na bomba de combustível.
• O copo transparente possibilita a rápida visualização da água acumulada pela separação.
• Água acumulada em abundância e não drenada (ocorrência típica em filtros com carcaça metálica fechada que não permite a visualização) causa aumento de restrição, redução da vida do
elemento, perda de potência e até mesmo “calço hidráulico” no motor em casos extremos.
• Água facilmente drenada sem perda de combustível.
• O copo transparente não necessita obrigatoriamente da presença de sensor elétrico de água pois pode-se ter a visualização da separação de água no próprio copo.
• Em todos os tipos de filtros do combustível separador de água Racor existem kits de reposição, tais como: drenos, copos, manípulos, esferas, etc.

bottom of page