FILTRO DE COMBUSTÍVEL

Como fazer a manutenção correta de seu filtro de combustível

A retirada da água do combustível é fundamental para a “saúde” do motor, principalmente hoje com a evolução dos motores diesel, onde cada vez mais se aplicam monitoramentos eletrônicos e bombas de injeção que requerem um combustível dentro de padrões rígidos de limpeza e ausência de água.

É recomendável a troca do filtro de combustível a cada 10.000 km e drenagem da água a cada semana, no caso do filtro Racor a troca é a cada 40.000 km e drenagem conforme a visualização de água pelo copo transparente.

 

Para que seu filtro do combustível funcione adequadamente e tenha uma vida útil estendida confira as dicas para manutenção e troca do elemento:

Para drenar a água

• Verificar visualmente no copo transparente (se houver) a presença de água;

• Abrir o respiro no cabeçote;

• Abrir o dreno e esgotar toda a água do copo;

• Fechar o dreno e o respiro;

• Preencher o filtro com combustível, caso necessário;

• Funcionar o motor.

Para troca do filtro combustível

1 - Abrir o respiro no cabeçote;

2 - Abrir o dreno e esgotar todo o combustível do filtro;

3 - Remover o copo e o filtro do cabeçote;

4 - Remover o copo e limpar o assento do o’ring; 5 -

Colocar novo o’ring lubrificado com óleo limpo (acompanha todo filtro novo);

6 - Apertar manualmente o copo no filtro;

7 - Montar o filtro+copo no cabeçote, rosqueando de 1/2 a 3/4 de volta após o encosto;

8 - Pressionar a bomba manual até que saia combustível pelo plug respiro;

9 - Fechar plug respiro;

10 - Acionar o motor e verificar possível vazamento ou entrada de ar.

Importante:

Não utilizar ferramentas para montagem do filtro. Na desmontagem pode-se utilizar a chave apropriada para retirada do copo ou uma cinta de couro, removendo o filtro.

 

Dicas para aplicação correta dos filtros.

Devemos sempre aplicar o filtro especificado originalmente pela montadora, respeitando cada aplicação. Vazão e micronagem são os fatores mais importantes na aplicação de um filtro.

diferencial trac lok troller

Em substituição ao filtro original do Troller 2.8 é possivel utilizar o modelo Racor.

CODIGO: MWM 9.0541.15.1.0019 

PN RACOR:  R45-10M

APLICAÇÃO: FORD F-250,GM Silverado/G.Blazer/GMC 3500-MWM SPRINT4.10/ 6.10

 

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Os Filtros do Combustível Separador de Água Racor fazem parte hoje de todos os veículos e equipamentos que utilizam-se do diesel como combustível. Estes filtros são fabricados com o papelAquabloc®II, repelente a água e estão dentro dos padrões das normas internacionais.Vantagens da aplicação do copo transparente dos filtros Racor:

 

• Os copos transparentes são de Nylon, injetados sobre pressão e altamente resistentes. A água acumulada no copo não provoca oxidação como ocorre normalmente nos filtros com carcaça metálica fechada.
• Existe a possibilidade de controle visual do abastecimento feito na bomba de combustível.
• O copo transparente possibilita a rápida visualização da água acumulada pela separação.
• Água acumulada em abundância e não drenada (ocorrência típica em filtros com carcaça metálica fechada que não permite a visualização) causa aumento de restrição, redução da vida do
elemento, perda de potência e até mesmo “calço hidráulico” no motor em casos extremos.
• Água facilmente drenada sem perda de combustível.
• O copo transparente não necessita obrigatoriamente da presença de sensor elétrico de água pois pode-se ter a visualização da separação de água no próprio copo.
• Em todos os tipos de filtros do combustível separador de água Racor existem kits de reposição, tais como: drenos, copos, manípulos, esferas, etc.