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O site partiu de uma iniciativa particular de Fabio Roberto, Trollerio e fã da marca, nosso site tem objetivo de facilitar a manutenção do seu Troller, reunindo em um só lugar tudo sobre o Troller e seus componentes além de matérias com  dicas de manutenção.  

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EIXO DIFERENCIAL

Como funciona o eixo diferencial ou caixa satélite.

Muitas vezes imaginamos que por estar com um Troller já é suficiente para transpor todos obstáculos do percurso, mas nem sempre é assim, antes de ser um bom piloto você tem que ser um profundo conhecedor de todos os componentes do jipe, o diferencial é um item fundamental, entender seu funcionamento pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso em uma trilha ou passeio.

O diferencial é um dispositivo mecânico indispensável em veículos de tração.

O diferencial tem a função de transferir e distribuir uniformemente o torque a dois semieixos que a princípio giram em sentidos opostos, possibilitando assim, a cada eixo, uma gama de velocidade e rotações diferentes.

O diferencial possibilita transmissão da rotação igual aos semieixos, independentemente das suas velocidades de rotação.

Um diferencial transfere, mediante rodas dentadas (engrenagens), as rotações da transmissão, pelo eixo cardam e, quando equilibrado, transforma em movimento único (para frente ou para trás quando se engata a ré) (a ré muda o sentido de rotação do eixo cardam, e não o diferencial), ou seja, com a ré engatada o eixo cardam move-se da direita para esquerda e o diferencial gira para trás.

Devido sua forma construtiva o diferencial "aberto" não mantém o torque igual entre as rodas, podendo inclusive uma roda permanecer em repouso enquanto a outra recebe toda a potência e movimento gerado pelo motor. Isso acontece porque a força tende a "seguir o caminho mais fácil". O diferencial tem um efeito que pode ser considerado como indesejado quando uma das rodas motoras perde aderência devido a piso escorregadio ou muito irregular. Nessas circunstâncias, o diferencial faz com que a roda com menor aderência gire rapidamente, desperdiçando toda potência mecânica produzida pelo motor.

Esse desperdício é o que queremos evitar nas trilhas quando instalamos bloqueios dos mais diversos tipos.

Bloqueio Trac Lok Original Troller Dana 44

Bloqueio Diferencial de Deslizamento Limitado (LSD)

Trac Lock: Original instalado no eixo traseiro do Troller, a transferência de torque é feita para a roda com maior aderência. Com isso diminuem as chances das rodas de tração patinarem, e aumenta a segurança em situações críticas de rodagem. Os componentes que caracterizam o sistema Trac-Lok são os discos de fricção instalados juntos às engrenagens planetárias, que entram em ação automaticamente sempre que se detecta perda de tração em um dos semieixos. Com passar do tempo os discos se desgastam e o diferencial perde o efeito LSD do inglês Limited Slip Differential necessitando a troca dos discos, a utilização do óleo com especificação incorreta também diminui a vida útil do sistema. Deve ser utilizado o óleo especial com aditivo, (terminação LS) para o Troller óleo correto é 85W140LS. Os discos não são vendidos separadamente o que obriga o usuário a trocar o conjunto discos + satélite + planetárias.

Quando chegar a hora da troca dos discos, vale a pena avaliar outras opções de bloqueio tipo LSD disponíveis.

Discos de Fricção sistemaSpicer Trac-Lok

Existem algumas opções disponíveis de outros fabricantes para a substituição do Track-LoK, uma delas é o bloqueio da Eaton modelo Truetrac ou Enfer com o mesmo sistema Truetrac, tambem chamado de Torsen (apesar do Torsem ser outra coisa).

Truetrac: Fabricante Eaton, é um bloqueio tipo LSD por engrenagens helicoidais, não requer óleo especial ou troca de discos ou engrenagens, muito bom para passeios, trilhas leves ou médias, a desvantagem é que com uma roda no ar a outra perde quase que totalmente a tração, é possível minimizar esse efeito com ajuda dos freios.

Bloqueio Diferencial 100%

Bloqueio 100% é o mais indicado para trilhas médias ou pesadas, no caso uma das rodas perder aderência ao piso ou ficar literalmente no ar a outra não perde tração, existem diversos tipos de bloqueios 100% com acionamento elétrico, mecânico automático ou pneumático.

Bloqueios selecionáveis como ARB Air Locker ou Eaton E-Locker tem o acionamento manual e quanto estão inativos o diferencial funciona como um diferencial "aberto".

 

Já o Eaton Detroit Locker que é mecânico e automático ele pode acionar várias vezes ao dia automaticamente dependendo da utilização, o condutor não interfere nesse acionamento.

 

A utilização de bloqueios 100% requer cuidado, seu jipe fica mais suscetível a quebras, principalmente de semieixo, é necessário cautela na utilização, outro ponto negativo é no percurso on road, ou fora da trilha onde com o bloqueio desativado o diferencial funciona como um diferencial aberto.

 

O Jipe Troller foi projetado para rodar com diferencial traseiro tipo LSD, ou seja, rodando com diferencial 100% selecionável no eixo traseiro altera a forma de conduzir o veículo e requer uma adaptação da forma de conduzir, principalmente veículos com aumento de potência.

Diferencial Central (O Troller Não Tem)

É um diferencial acoplado a caixa de transferência que tem o objetivo de distribuir melhor a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro, melhorando a aderência. Pode-se dividir a grosso modo os veículos 4x4 em duas categorias — full-time e part-time.

O sistema full-time geralmente requer a presença de um diferencial central, para compensar a diferença de velocidade entre as rodas dianteiras e traseiras. Exemplo de Veículos com esse sistema são o Subaru Impreza, BMW X1, Land Rover Defender, Jeep Cherokee.

Já o sistema part-time é caracterizado pela inexistência de um diferencia central, contando apenas com uma caixa de transferência. Como exemplo dessa característica temos veículos como Troller, Ford Ranger e S10.

 

Em virtude da diferença de velocidade entre os eixos dianteiros e traseiros durante uma curva ou manobra, em locais com muita aderência como asfalto seco, concreto ou manobras fechadas não é recomendado a utilização da tração 4x4 em veículos que não possuem o diferencial central, sob pena de danos aos componentes da transmissão.

O mesmo efeito do diferencial "aberto" acontece no diferencial central, ou seja, a força tende a segue o caminho mas fácil, por esse motivo alguns veículos com possuem o bloqueio do diferencial central melhorando a performance em situações off Road, como a TR4 ou Jeep Cherokee.

Água no Diferencial Dianteiro

 

Um dos problemas crônicos do Troller é entrar água no diferencial dianteiro, o sistema de retentores é ineficiente para conter a água durante a travessia de áreas alagadas. É constante a troca do óleo do diferencial dianteiro por esse motivo.

O trolleiro Andrés Tavares fez um video tutorial mostrando uma alternativa eficiante para resolver este problema. Valeu Andrés!

Não utilize o 4x4 de seu Troller no asfalto, apenas em percusos off-road, recomenda-se tambem não ultrapassar 80 km/h com o 4x4H acionado  e 40 km/h no 4X4L.

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