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O site partiu de uma iniciativa particular de Fabio Roberto, Trollerio e fã da marca, nosso site tem objetivo de facilitar a manutenção do seu Troller, reunindo em um só lugar tudo sobre o Troller e seus componentes além de matérias com  dicas de manutenção.  

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FOTO 1
FOTO 2

Retirada esta capa de fibra, obtém-se o acesso para as mãos atingirem os parafusos que seguram o painel de instrumentos.
A foto 3 é uma foto tirada com a câmera inserida no espaço aberto pela retirada da capa de fibra, pelo lado direito (chave de ignição), observando a parte inferior do painel de instrumentos.

FOTO 3

Vemos a disposição do conjunto do parafuso que trava o painel (que é necessário soltar), o suporte do painel onde o painel de instrumentos fica apoiado e, o pino de encaixe do painel de instrumentos. O parafuso tem a única função de empurrar o pino do painel para frente (seta azul), pressionando o painel de instrumentos contra o painel do jipe.
Observe bem a foto 3 pois para remover o conjunto do parafuso que trava o painel é necessário utilizar o tato, sentindo o formato das peças e a posição em que estão para auxiliar o manuseio sem olhar.
Tatear o máximo possível para se acostumar com a posição destas peças antes de tentar soltar o parafuso. Isto é importante e vai ajudar muito posteriormente a colocar as peças novamente no lugar.
O conjunto do parafuso que trava o painel, quando soltar, será este visto na foto 4, e ele fica exatamente na posição demonstrada, atrás da chave do controle da tração.

FOTO 4

Para soltar é necessário utilizar uma chave Philips modelo “toquinho” como a da foto 5, porém eventualmente o parafuso não estará apertado e é possível soltar com a mão. Importante lembrar que como o parafuso está apontado no sentido para fora do painel, para soltar tem que girar no sentido horário, da esquerda para a direita.

FOTO 5

Todo acesso que teremos será feito pelo painel conforme a foto 5 e, utilizando a chave Philips ou a própria mão, soltar o parafuso bem devagar até ele afrouxar. O conjunto do parafuso não está fixo em lugar algum e poderá cair dentro do painel, cuidado. Caso aconteça, retire a coifa da alavanca do câmbio e procure por ali.
Ao afrouxar o parafuso, o ideal é fazer o movimento demonstrado na foto 6, segurando firmemente o parafuso e soltar facilmente na sua mão.

FOTO 6

Empurre gentilmente a lateral direita do painel para dentro, deslizando o pino de encaixe do painel pelo trilho no suporte do painel como nas fotos 7 e 8.

FOTO 7
FOTO 8

Do outro lado é exatamente o mesmo sistema de fixação, porém o acesso continua sendo pelo lado direito, sendo necessário cruzar o braço para o outro lado entre a parte inferior do painel e a parte superior da coluna de direção. Haverão alguns fios, chicotes e outras peças no caminho, mas não se preocupe em esbarrar nelas Recoloque o lado direito do painel no trilho do suporte até encostar novamente no painel e então coloque a mão dentro do painel como descrito no parágrafo acima e localize o mesmo conjunto do parafuso, soltando-o como feito do outro lado. Neste caso, se o parafuso cair, será fácil recuperá-lo pelo acesso aberto no painel.
Ao retirar o parafuso do lado esquerdo, novamente deslize (foto 9) o lado direito para trás até soltar do trilho, então desloque o painel de instrumentos para a direita para soltar do trilho.

FOTO 9

Na foto 9, conjunto do parafuso foi fixado no suporte do painel com uma fita dupla face, facilitando muito a montagem posterior. Desta forma o parafuso estará sempre na posição de encaixe, bastando afrouxar ou apertar quando necessário.

FOTO 10

É possível colocar o painel de instrumentos na posição da foto 10 e ter acesso às duas lâmpadas de iluminação e também outras partes do painel. Há relatos que é possível retirar o painel todo por este espaço, porém é necessário sacar o volante antes.
Para montar todo o conjunto novamente é só seguir os passos descritos de forma inversa.

 

- Fernando Rosin

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