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O site partiu de uma iniciativa particular de Fabio Roberto, Trollerio e fã da marca, nosso site tem objetivo de facilitar a manutenção do seu Troller, reunindo em um só lugar tudo sobre o Troller e seus componentes além de matérias com  dicas de manutenção.  

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SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Características do sistema de arrefecimento

SISTEMA DE ARREFECIMENTO

 

O sistema de arrefecimento é responsável pela manutenção da temperatura ideal de trabalho do motor, é de extrema importância que todos seus componentes esteja em perfeito funcionamento.

 

Os componentes principais dos sistema são:

- Reservatório

- Liquido de arrefecimento

- Bomba D"água

- Válvula Termostática

- Sensor de temperatura

- Sistema de Ventilação forçada

- Radiador

Mantenha o reservatório sempre limpo, com a líquido no nível correto e tampa em boas condições, troque o líquido de arrefecimento no período recomendado, utilize água desmineralizada + aditivo (conforme recomendação do fabricante), jamais utilize água do sistema de abastecimento (água de rua), essa água contem cloro que é extremamente prejudicial ao sistema.

 

A bomba d`água é responsável pela circulação do líquido de arrefecimento no sistema, com o tempo o atrito com o líquido acaba corroendo suas palhetas e sua troca é necessária, esta é umas das causas de superaquecimento do motor.

 

A válvula termostática bloqueia ou desvia o ciclo do líquido, para não passar pelo radiador enquanto o motor não estiver à temperatura ideal de trabalho, o funcionamento correto deste componente diminui o desgaste do motor, economiza combustível, prolonga a vida útil do sistema como um todo. Em poucas palavras é o componente principal para que a temperatura do seu motor chegue o mais rápido possível na temperatura ideal de funcionamento. Independente do clima de sua localidade a válvula termostática é indispensável.

 

O sensor de temperatura informa para o painel de instrumentos a temperatura da ÁGUA do motor que não obrigatoriamente é a temperatura do motor, é comum casos de motores que fundiram (principalmente no off road) devido ao rompimento de mangueiras ou radiador e vazamento do líquido do arrefecimento, desta forma não há marcação de temperatura no painel e quando perceber o que está acontecendo pode ser tarde demais.

No Troller é comum a instalação de um sensor de temperatura adicional diretamente no bloco do motor com alarme visual e sonoro no caso de temperatura elevada.

 

O sistema de ventilação forçada ou hélice do motor aumenta a capacidade de troca térmica do radiador, é importante que seu funcionamento esteja dentro das especificações do fabricante, no centro da hélice existe o acoplamento viscoso, que é um dispositivo acionado pela temperatura do ar proveniente do radiador, em baixas temperaturas a hélice gira mais solta, aumentado a temperatura os fluidos internos do acoplamento faz a hélice engrenar e girar mais rápido aumentando a troca térmica e refrigeração do liquido de arrefecimento do motor. A funcionamento incorreto deste componente também causa superaquecimento do motor em altas rotações.

 

Radiador nada mais é que um trocador de calor tipo ar / água, ou seja, utiliza o ar para resfriar a água, em geral a maioria dos Troller tem radiador superdimensionado, dificilmente ocorre algum problema devido esse componente, o mais comum é o superaquecimento após trilhas com muito barro devido a diminuição da capacidade de troca térmica, esse barro fica impregnado nas aletas e entre o radiador e o intercooler, a remoção do radiador e uma boa limpeza resolve facilmente esse problema.

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