Contato

Sobre

O site partiu de uma iniciativa particular de Fabio Roberto, Trollerio e fã da marca, nosso site tem objetivo de facilitar a manutenção do seu Troller, reunindo em um só lugar tudo sobre o Troller e seus componentes além de matérias com  dicas de manutenção.  

Algumas marcas que aparecem em nosso site são amigos que apoiaram a iniciativa e contribuem com conteúdo ou respondendo questionamentos e dúvidas diariamente.

Ajude a divulgar

Cole um adesivo, conte para um amigo, apoie essa iniciativa.

CAIXA DE TRANSFERÊNCIA / T-CASE

Caixa de transferência ou T-case do inglês transfer case é o componente responsável por acoplar os cardans traseiros com os dianteiros e mover seu Troller com tração nas quatro rodas.

A T-case é acoplada a transmissão que em modo 4x2 fica engatada somente ao cardam traseiro, ao virar a chave seletora no painel para 4x4 H (High), a T-case engata através de engrenagens e corrente o cardam traseiro ao dianteiro, movendo novamente a chave para 4x4 L (Low), outro conjunto de engrenagens é acionado dentro da caixa reduzindo a relação em 2,48:1, possibilitando o Troller transpor obstáculos facilmente e aliviando a carga no motor e câmbio.

Todos Troller diesel até o modelo 2014 utilizam a mesma T-case Fabricante BorgWarner modelo 1354.

Um pequeno mas robusto motor elétrico é responsável por acionar um garfo que por sua vez acopla o conjunto de engrenagens, com o passar dos anos ou quando andamos muito em terrenos alagados o acionamento acaba perdendo os contatos elétricos que ao tentar acionar o 4x4 acaba com um festival de luzes acesas ou piscantes.

Muitos trolleiros optam por substituir o motor elétrico pelo acionamento manual (mecânico) onde além da certeza do engate do sistema nos momentos necessários ainda ganha a função neutro.

Mas se preferir manter a originalidade do engate elétrico será necessária uma manutenção nos componentes elétricos do motor, uma boa limpeza costuma resolver o problema.

Esquema Eletrico motor T-case Troller
Motor caixa de tranferencia Troller

Soltar o motor eletrico da T-case e abrir a tampa blindada.

Motor caixa de tranferencia Troller 1

Limpe os contatos elétricos

Motor caixa de tranferencia Troller 2

Coloque a tampa exatamente na mesma posição.

Corrente da Caixa de Transferência

logo T4 CLUBE BRASIL.png