Passo a Passo para Troca da Pastilha de Freio

A troca das pastilhas de freio é um procedimento bem simples, não requer pratica nem habilidade, se você não tem muita intimidade com mecânica não se preocupe, vai conseguir trocar a pastilha de freio do seu jipe e quem sabe economizar uns trocados para a cervejinha.

Vale lembrar que nem o melhor freio do mundo vai para seu jipe se seus pneus estiverem ruins. O freio para a roda, mas que para o jipe é o pneu.

Alguns sintomas identificam a hora da troca das pastilhas o mais comum é o barulho, existe um limitador de metal que raspa no disco quando a pastilha esta chegando no final de sua vida, portanto quando ouvir barulho estranho de metal ao frear é melhor parar na hora e trocar a pastilha. A cada 2 ou no máximo 3 torcas de pastilhas você deve trocar os discos de freio, ele também desgasta. O  excesso de temperatura causado por sobrecarga nos freios, como ao descer uma ladeira desengrenado usando apenas o freio para segurar o veículo é uns dos fatores que ajudam a reduzir o intervalo entre as trocas de pastilhas e discos.

Outro sintoma que indica problema é trepidação na frenagem, indica empenamento de disco, nesse caso é necessário substituir o disco.

Não se esqueça também do fluido de freio, com o passar do tempo o fluido acaba sendo contamidado, as impurezas prejudicam o desempenho do sistema hidráulico e compromete a frenagem, portanto se quiser melhorar o freio, troque o fluido de freio no máximo a cada 30.000 km.

Procedimento Passo a Passo da troca da pastilha de freio no video abaixo:

A troca é bem simples, você vai precisar.

Chave de fenda

Chave Allen 7 mm

Chave de roda 19 mm

Alavanca ou chave de fenda grande.

A trocas das mangueiras por mangueiras em teflon reforçadas com malha de inox tambem ajuda a melhorar a performance do freio do Troller.

Lista de alguns benefícios com a troca das mangueiras.

■ Melhoram a eficiência da frenagem.
■ Reduz o efeito "borracha" no pedal.
■ Fabricados sob medida para o Troller 2004 até 2014.

■ Material de alta qualidade.

■ Tubos de Teflon revestidos em aço Inoxidável AISI 304

■ Aumentam a vida útil de do fluido de freio

Veja detalhes das mangueiras aqui.

Contato

Sobre

O site partiu de uma iniciativa particular de Fabio Roberto, Trollerio e fã da marca, nosso site tem objetivo de facilitar a manutenção do seu Troller, reunindo em um só lugar tudo sobre o Troller e seus componentes além de matérias com  dicas de manutenção.  

Algumas marcas que aparecem em nosso site são amigos que apoiaram a iniciativa e contribuem com conteúdo ou respondendo questionamentos e dúvidas diariamente.

Ajude a divulgar

Cole um adesivo, conte para um amigo, apoie essa iniciativa.

logo T4 CLUBE BRASIL.png