TROLLER ANO 2009
Evolução do Troller 2009
Desde que a Ford comprou a Troller já se esperava uma mudança no modelo, não tinha muito sentido a Ford comercializar um jipe recheado de peças Wolks e Fiat, a Ford investiu e fez uma grande alteração no Troller. A montadora divulgou que mais de 500 peças foram alteradas entre elas podemos destacar algumas:
Na parte interna o painel ficou mais quadrado e elegante, ganhou no nome Troller em destaque gravavado proximo ao porta-luvas, volante é da Ecoesport, comandos de direção do Ford fiesta e Ford Ka, nova forração das portas e revestimento da capota removível que ficou cerca de 50 kg mais leve, foi uma grande ajuda na mão de obra para retirar e colocar a capota, o padrão de acabamento passou a ser na cor cinza.
Externamente na carroceria as setas foral alteradas na lateral e frente do para-lama dianteiro, foi inserida uma grade frontal removível que facilita a manutenção, amortecedor da tampa do porta malas, para-choques foram reposicionados e ganharam novos apliques, lanternas traseira com luzes brancas, os vidros uma pequena curvatura que ajuda a diminuir o reflexo.
Na mecânica o nivel de ruido interno diminuiu apesar de tudo ser igual motor, câmbio, suspensão.
O entre eixo ficou um pouco maior e os ângulos de entrada e saída diminuiram um pouco.
Troller 2009
VALOR DE LANÇAMENTO
R$ 85.040 - Capota Rigida - Vendido na época do lançamento com ágil por R$ 93.000
Tipo
Jipe
Carroceria Compósito
Chassi Longarinas de perfil retangular
Número de portas 3
Número de passageiros 5
Tração 4x4 Part Time
Motor
Fabricante MWM International
Modelo NGD 3.0 E
Cilindros 4 em linha
Admissão de ar turbo intercooler
Alimentação de combustível eletrônica Common Rail Piezoelétrica
Cilindrada total 2.968 cm³
Diâmetro do pistão 9 mm
Curso do pistão 102,5 mm
Taxa de compressão 17,0:1
Potência máxima 163 cv (119,85kW) @ 3.800 rpm
Torque máximo 380 Nm @ 1.600 – 2.200 rpm
Combustível Diesel
Direção
Hidráulica de esferas recirculantes
Transmissão
Relações de transmissão
1ª.................................................4,473:1
2ª.................................................2,458:1
3ª.................................................1,472:1
4ª.................................................1,000:1
5ª.................................................0,725:1
Ré................................................3,795:1
Relações da Transferência
Normal ........................................1,000:1
Reduzida .....................................2,480:1
Relação de diferencial.................4,090:1
Embreagem
Monodisco, a seco, com acionamento hidráulico
Freios
Servofreio TANDEN 8"
Circuito hidráulico duplo independente
Freios dianteiros a disco ventilado
Diâmetro do disco 300 mm
Freios traseiros disco rígido com LSPV (“load sensing pressure valve”)
Diâmetro do disco 305 mm
Freio de estacionamento acionamento manual, atuação nas rodas traseiras
Suspensão/Eixos
Dianteira
Tipo eixo rígido, com barra estabilizadora e barra Panhard, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos de dupla ação.
Eixo Flutuante DANA 44
Traseira
Tipo eixo rígido, com barra estabilizadora e barra Panhard, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos de dupla ação
Eixo Flutuante DANA 44 com sistema anti-escorregamento Trac-Lok
Sistema Elétrico
Bateria (tensão/capacidade) 12 V/ 63 Ah
Alternador (tensão/capacidade) 14 V/ 110 A
Dimensões
Comprimento total 3.945 mm
Largura máxima 1.872 mm
Altura 1.953 mm (incluindo longarinas de teto)
Distância entreeixos 2.410 mm
Vão livre do solo sob os eixos 215 mm
Vão livre do solo sob entreeixos 315 mm
Ângulo de entrada 50 graus
Ângulo de saída 37 graus
Ângulo de transp. rampa 29 graus
Inclinação lateral máxima 45 graus
Travessia de água 800 mm
Raio de giro mín. (roda a roda) 5.800 mm
Giro mín.(parede a parede) 6.000 mm
Rodas
Alumínio 15" x 7"
Pneus
255/75 R15 AT/S
Pesos e Rendimentos (em ordem de marcha)
Peso 2.050 kg
Peso Bruto Total (PBT) 2.470 kg
Capacidade de carga útil 420 kg
Tanque de combustível 72 L
Rampa máx. em PBT (%) 45º reduzido / 30º normal
Peso Bruto Total Combinado 4.870 kg
Cap. máx. reboque sem freios 750 kg
Cap. máx. reboque com freios 2.400 kg
Carga máx. no bagageiro teto 150 kg
Peso da capota 76 kg