TROLLER PANTANAL

Troller Pantanal.


Lançada na mídia em setembro de 2003 como um segredo descoberto, prometia um novo segmento nas pick-ups brasileiras, além da mecânica robusta do Troller que já era bem conhecia no mercado fora de estrada, essa pick-up tinha capacidade de carga de 1300 kg e maior caçamba do mercado. Para quem conhece um Troller sabe que 1300 kg não chega a ser grande esforço para essa mecânica. O objetivo era preencher a fatia do mercado deixada pela Toyota Bandeirante.


O chassis mais alongado foi desenvolvido pela empresa T-Systems a partir da plataforma do Troller, Motor 3.0 16v MWM Turbo Diesel Potência 163 cv (120 kW) @ 3800 rpmTorque 38,8 kgf-m (380 Nm) @ 1600 - 2200 rpm. Transmissão Manual, 5 velocidades com reduzida, mesmo utilizado no Jipe Troller T4.


No salão do automóvel de 2004 ela era destaque no stand da Troller com venda prevista para o segundo semestre do ano seguinte.

Tambem foi apresentado pela Troller a Versão Pantanal Militar, camuflada conta com modificações voltadas para o uso militar, principalmente, na caçamba que, em comparação ao modelo convencional, teve sua largura ampliada de 1.480 para 1.615 mm e o comprimento reduzido de 2.390 para 2.340 mm.  Com capacidade para até 14 soldados, a Pantanal Militar não tinha similar no mercado nacional na categoria veículo leve.

Também apresentava suporte para fuzil na cabine e para antena de radiocomunicação, poderia ser adaptada para operação de artilharia, carro oficina, ambulância, UTI móvel, transporte de lança-míssil terrestre entre outras funções .

Depois de mais de um ano de promessas a Troller pantanal finalmente foi lançada em 2006, todos modelos com cabine simples e opção de 4x2 e 4x4, a motorização acompanhava o padrão do modelo jipe T4 foi alterada para o NGD 3.0.

Valores da época:

Troller Pantanal Light Duty Turbo Diesel 4x2 163 CV R$ 67.00,00

Troller Pantanal Light Duty Turbo Diesel 4x4 163 CV R$ 72.00,00

Troller Pantanal Heavy Duty Turbo Diesel 4x2 163 CV R$ 68,500,00

Troller Pantanal Heavy Duty Turbo Diesel 4x4 163 CV R$ 73.500,00

A produção da Troller Pantanal foi encerrada em novembro de 2006 no mesmo ano do seu lançamento após a  compra da Troller pela Ford.

Em 2008 a Ford e convocou as 77 picapes Pantanal fabricadas para uma RECOMPRA, alegando risco de trinca do chassis, ao invés da Ford corrigir o problema ela optou por recomprar todos modelos vendidos pagando preço de tabela, quem não aceitou fazer negócio teve que assinar um documento que assumiria o risco em conduzir o veículo nessas condições.

 

Esse foi um dos episódios mais mal explicados da indústria automotiva nacional. Existe muita especulação sobre os reais motivos que levaram a Ford a recomprar e encerrar a produção da Troller Pantanal, muitos afirmam que o único motivo foi a Troller Pantanal atrapalhar a estratégia de vendas da Ford Ranger, a Troller Pantanal com uma mecânica mais robusta, pegada off road, caçamba maior, maior capacidade de carga seria uma grande concorrente da Ford Ranger.

Até hoje muitos jipeiros (inclusive eu) ainda lamentam o fim da produção da Troller Pantanal e aguardam o dia que ela será fabricada novamente pela Ford Troller.

Troller pantanal 3.0

Ficha Técnica Troller Pantanal:


Motor:  Motor 3.0 16v MWM Turbo Diesel Potência 163 cv (120 kW) @ 3800 rpm Torque 38,8 kgf-m (380 Nm) @ 1600 - 2200 rpm.
Tração:  Selecionável entre 4x4, 4x4 reduzida ou 4x2 (traseira) relação da reduzida 2,48:1
Roda livre : AVM manual
Rel. de marchas : 1ª 4,473:1 ; 2ª 2,458:1 ; 3ª 1,1472:1 ; 4ª 1:1 ; 5ª 0,725:1 ; Ré 3,795:1
Eixos : Dana 44.3 , flutuantes na dianteira e traseira, com sistema autoblocante na traseira (LSD)
Relação dos diferenciais: 4,46:1 
Freios : Servo assistido a vácuo com circuito hidráulico duplo e independente, discos ventilados na dianteira e tambor com LSPV (valvula de pressão sensível a carga ) na traseira.
Suspensão : 

Dianteira : Molas helicoidais , amortecedores de dupla ação e barras estabilizadoras.
Traseira : Feixe de molas de duplo estagio , amortecedores de dupla ação e barras estabilizadoras.


DIMENSÕES - PESOS- CAPACIDADES:


Comprimento-5.250 mm
Largura-1.900 mm
Altura-1.950 mm
Entre-eixos-3.350 mm
Internas da caçamba
Comprimento-2.390 mm
Largura-1.480 mm
Altura-530 mm

 

Vão livre do solo-220 mm
Ângulo de entrada 45°
Ângulo de saida 26°
Peso em ordem de marcha:

4x4  -2.390 kg

4x2  -2.320 Kg


Peso bruto total 3.500 kg


Capacidade de carga 4x4/4x2 1.100Kg/1170Kg
Capacidade de passageiros - 3 (incluindo motorista)
capacidade do tanque- 80 Litros
Pneus 235/85-R16

Versão sem caçamba
Peso sem caçamba:

4x4 - 2.190 Kg

4x2 - 2.120 Kg


Carga útil + Caçamba:

4x4 - 1.300Kg

4x2 - 1.370Kg


Dimensões máximas Carroceria:
Comprimento externo 2.650 mm
Largura externa 1.900 mm

Contato

Sobre

O site partiu de uma iniciativa particular de Fabio Roberto, Trollerio e fã da marca, nosso site tem objetivo de facilitar a manutenção do seu Troller, reunindo em um só lugar tudo sobre o Troller e seus componentes além de matérias com  dicas de manutenção.  

Algumas marcas que aparecem em nosso site são amigos que apoiaram a iniciativa e contribuem com conteúdo ou respondendo questionamentos e dúvidas diariamente.

Ajude a divulgar

Cole um adesivo, conte para um amigo, apoie essa iniciativa.

logo T4 CLUBE BRASIL.png