top of page

TROLLER PANTANAL

Troller Pantanal

Troller Pantanal.


Lançada na mídia em setembro de 2003 como um segredo descoberto, prometia um novo segmento nas pick-ups brasileiras, além da mecânica robusta do Troller que já era bem conhecia no mercado fora de estrada, essa pick-up tinha capacidade de carga de 1300 kg e maior caçamba do mercado. Para quem conhece um Troller sabe que 1300 kg não chega a ser grande esforço para essa mecânica. O objetivo era preencher a fatia do mercado deixada pela Toyota Bandeirante.


O chassis mais alongado foi desenvolvido pela empresa T-Systems a partir da plataforma do Troller, Motor 3.0 16v MWM Turbo Diesel Potência 163 cv (120 kW) @ 3800 rpmTorque 38,8 kgf-m (380 Nm) @ 1600 - 2200 rpm. Transmissão Manual, 5 velocidades com reduzida, mesmo utilizado no Jipe Troller T4.


No salão do automóvel de 2004 ela era destaque no stand da Troller com venda prevista para o segundo semestre do ano seguinte.

Segredo Troller Pantanal
Troller Pantanal Militar

Tambem foi apresentado pela Troller a Versão Pantanal Militar, camuflada conta com modificações voltadas para o uso militar, principalmente, na caçamba que, em comparação ao modelo convencional, teve sua largura ampliada de 1.480 para 1.615 mm e o comprimento reduzido de 2.390 para 2.340 mm.  Com capacidade para até 14 soldados, a Pantanal Militar não tinha similar no mercado nacional na categoria veículo leve.

Também apresentava suporte para fuzil na cabine e para antena de radiocomunicação, poderia ser adaptada para operação de artilharia, carro oficina, ambulância, UTI móvel, transporte de lança-míssil terrestre entre outras funções .

Depois de mais de um ano de promessas a Troller pantanal finalmente foi lançada em 2006, todos modelos com cabine simples e opção de 4x2 e 4x4, a motorização acompanhava o padrão do modelo jipe T4 foi alterada para o NGD 3.0.

​

Valores da época:

​

Troller Pantanal Light Duty Turbo Diesel 4x2 163 CV R$ 67.00,00

Troller Pantanal Light Duty Turbo Diesel 4x4 163 CV R$ 72.00,00

Troller Pantanal Heavy Duty Turbo Diesel 4x2 163 CV R$ 68,500,00

Troller Pantanal Heavy Duty Turbo Diesel 4x4 163 CV R$ 73.500,00

​

A produção da Troller Pantanal foi encerrada em novembro de 2006 no mesmo ano do seu lançamento após a  compra da Troller pela Ford.

​

Em 2008 a Ford e convocou as 77 picapes Pantanal fabricadas para uma RECOMPRA, alegando risco de trinca do chassis, ao invés da Ford corrigir o problema ela optou por recomprar todos modelos vendidos pagando preço de tabela, quem não aceitou fazer negócio teve que assinar um documento que assumiria o risco em conduzir o veículo nessas condições.

 

Esse foi um dos episódios mais mal explicados da indústria automotiva nacional. Existe muita especulação sobre os reais motivos que levaram a Ford a recomprar e encerrar a produção da Troller Pantanal, muitos afirmam que o único motivo foi a Troller Pantanal atrapalhar a estratégia de vendas da Ford Ranger, a Troller Pantanal com uma mecânica mais robusta, pegada off road, caçamba maior, maior capacidade de carga seria uma grande concorrente da Ford Ranger.

​

Até hoje muitos jipeiros (inclusive eu) ainda lamentam o fim da produção da Troller Pantanal e aguardam o dia que ela será fabricada novamente pela Ford Troller.

troller-pantanal-05
Troller pantanal 3.0

Ficha Técnica Troller Pantanal:


Motor:  Motor 3.0 16v MWM Turbo Diesel Potência 163 cv (120 kW) @ 3800 rpm Torque 38,8 kgf-m (380 Nm) @ 1600 - 2200 rpm.
Tração:  Selecionável entre 4x4, 4x4 reduzida ou 4x2 (traseira) relação da reduzida 2,48:1
Roda livre : AVM manual
Rel. de marchas : 1ª 4,473:1 ; 2ª 2,458:1 ; 3ª 1,1472:1 ; 4ª 1:1 ; 5ª 0,725:1 ; Ré 3,795:1
Eixos : Dana 44.3 , flutuantes na dianteira e traseira, com sistema autoblocante na traseira (LSD)
Relação dos diferenciais: 4,46:1 
Freios : Servo assistido a vácuo com circuito hidráulico duplo e independente, discos ventilados na dianteira e tambor com LSPV (valvula de pressão sensível a carga ) na traseira.
Suspensão : 

Dianteira : Molas helicoidais , amortecedores de dupla ação e barras estabilizadoras.
Traseira : Feixe de molas de duplo estagio , amortecedores de dupla ação e barras estabilizadoras.


DIMENSÕES - PESOS- CAPACIDADES:


Comprimento-5.250 mm
Largura-1.900 mm
Altura-1.950 mm
Entre-eixos-3.350 mm
Internas da caçamba
Comprimento-2.390 mm
Largura-1.480 mm
Altura-530 mm

 

Vão livre do solo-220 mm
Ângulo de entrada 45°
Ângulo de saida 26°
Peso em ordem de marcha:

4x4  -2.390 kg

4x2  -2.320 Kg


Peso bruto total 3.500 kg


Capacidade de carga 4x4/4x2 1.100Kg/1170Kg
Capacidade de passageiros - 3 (incluindo motorista)
capacidade do tanque- 80 Litros
Pneus 235/85-R16

Versão sem caçamba
Peso sem caçamba:

4x4 - 2.190 Kg

4x2 - 2.120 Kg


Carga útil + Caçamba:

4x4 - 1.300Kg

4x2 - 1.370Kg


Dimensões máximas Carroceria:
Comprimento externo 2.650 mm
Largura externa 1.900 mm

Painel Interno Troller Pantanal
Troller pantanal Alvanca de câmbio no painel
Jumelo Troller Pantanal
bottom of page