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O site partiu de uma iniciativa particular de Fabio Roberto, Trollerio e fã da marca, nosso site tem objetivo de facilitar a manutenção do seu Troller, reunindo em um só lugar tudo sobre o Troller e seus componentes além de matérias com  dicas de manutenção.  

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A válvula de freio ou também chamada de válvula equalizadora de pressão esta localizada no ciruito hidráulico dos freios próximo ao eixo traseiro entre o o cilindro mestre e os freios traseiros, tem a função de controlar a passagem o fluido hidráulico para as pinças traseiras, equalizando a frenagem dianteira com a traseira para que as rodas não travem, ou seja, ela reduz a pressão do freio traseiro em relação ao freio dianteiro, já que temos apenas um pedal de freio e dois eixos que sofrem diferentes esforços na frenagem devido a inércia conectados a um único sistema.

Basicamente existem dois tipos de válvula de freio, sendo válvula de freio sensível a pressão e válvula de freio sensível a carga, que é o caso do Troller. 

A válvula de freio sensível a pressão funciona com uma mola regulada que é acionada com o aumento da pressão no sistema hidráulico, ela restringe a pressão limitando a força aplicada no freio traseiro.

A válvula de freio sensível a carga é acionada devido a carga do veículo, uma mola é ligada a suspensão e a válvula, quanto maior a carga, maior a a tensão na mola e por consequência maior o fluxo de fluido hidráulico liberado para o sistema de freio traseiro.

Apesar de ser sensível a carga ela acaba atuando também com o veículo vazio,  durante a frenagem parte da carga do eixo traseiro passa para o dianteiro, nesse caso a válvula atua fazendo com que as rodas traseiras não travem durante a frenagem.

Para que o sistema funciona corretamente existe uma regulagem na mola, é comum no Troller essa válvula não funcionar como deveria, princialmente devido ao lift de suspensão, carroceria e outros que fazem esse dispositivo perder a regulagem.

A válvula de freio sensível a carga é fixada por dois parafusos (torque 40 Nm) em furos oblongos onde permite a regulagem da tensão na mola.

Com o veículo vazio e em local plano verifique  a folga (movimento) junto ao olhal da extremidade da mola de acionamento da válvula, deslocando manualmente e totalmente a referida mola para o lado oposto à válvula de freio.

Meça a folga (seta), que deve ficar entre 4-5 mm, veja foto, tomando como base de referência a parte mais alta da curvatura do olhal da mola e a roldana-guia da mola.

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