TROLLER MILITAR T4-M

Em 2003 a Troller apresentou o jipe militar T4-M, equipado com motor MWM 2.8 turbodiesel, com 132 cv de potência e tração 4x4. Enquadrado na categoria das Forças Armadas como um VTNE (Veículo de Transporte Não Especializado), é adequado para conduzir tropas em regiões de difícil acesso. Pode também ser utilizado como veículo de reconhecimento e de combate.

 

Por ter um perfil bastante baixo quando retirada a capota e rebatido o para-brisa, pode ser transportado em porões de navio ou por helicópteros. O jipe também tem capacidade de travessia de água - de até 80 cm de profundidade, ou um metro, se equipado com snorkel (saída elevada da tomada de ar) e está apto a desembarcar em locais que impliquem submersão nesses níveis. 

Troller T4-M foi vendido para pessoas físicas, sob encomenda, preço em torno de R$ 63 mil, valor compatível com Troller T4 Diesel 2003, o modelo de linha da montadora, completo, com capota rígida. O modelo militar tem as mesmas dimensões e peso do T4 Diesel, diferenciando-se por possuir um tanque extra para 20 litros de combustível. 

Segundo informações envidas para nosso site,  o T4-M foi fabricado e disponibilizado ao exército para homologação segundo os critérios exigidos na época. A homologação seria muito importante para a Troller não só vender veículos mutilares para o Exército Brasileiro, como também para outros países, considerando que as exigências de homologação no Brasil eram maiores que de outros países.

Foi homologado pelo Exercito Brasileiro o Troller T4-M como motor MWM 2.8 em 2005, porém a Troller entregou alguns veículos de teste com o motor International 3.0 Eletrônico, devido a nova regulamentação para motores diesel válida a partir de 2006.

O exército recusou a compra dos veículos porque entendeu que os motores eletrônicos são mais suscetíveis a falha, e poderiam gerar rastros eletromagnéticos detectados por radares e sensores eletrônicos inimigos, além de serem extremamente vulneráveis em uma guerra se atingidos por pulsos eletromagnéticos, inutilizando o veículo.

Ao que parece a Troller não tinha como manter 2 linhas de produção, uma com motor MWM 2.8 para exército e outra como International 3.0 para uso civil.

Esse fato é reforçado ao observarmos as características do Marruá militar atual, ele utiliza o MWM Sprint 4.07 TCA (mesmo do Troller até 2005). Veja aqui a ficha técnica do Troller 2005. Podem existir outros motivos que assim como esse não foram divulgados.

Ficha Técnica Troller T4-M

Motorização

Diesel, MWM, 2.8l Turbo Intercooler, 4 cilindros, refrigerado à água
Torque: 32.7NM a 1.800 rpm
Potência Líquida: 114,25CV a 3.200 rpm
Taxa de compressão 19,0:1a

Transmissão

Câmbio manual Eaton de 5 marchas mais ré
Relações de transmissão: 
1a. 4,079:1
2a. 2,289:1
3a. 1,472:1
4a. 1,000:1
5a. 0,809:1
Ré 3,679:1
Sistema autoblocante no eixo traseiro, Track Lock Dana
Roda-Livre manual
Tração (4x2 / 4x4 / 4x4 reduzido) com acionamento mecânico por alavanca

 

Sistema elétrico

Para aplicação civil ou militar através de chave seletora (NATO)
Chave geral de controle do circuito elétrico de fácil acesso
Faróis e lanternas equipados com grades de proteção
Bateria sobressalente (12v) para sistema de comunicação (rádio)
Tomada elétrica externa para sistema de sinalização do reboque

 

Freio

À disco nas 4 rodas com dianteiros ventilados

 

Suspensão

Eixos rígidos com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos

 

Direção

Hidráulica

 

Rodas e pneus

Rodas: T-6JJ x 16
Pneus: 235/85 R16

 

Estrutura

Carroceria integral em plástico reforçado com fibra de vidro
Chassi: longarinas com seção retangular em aço carbono 
Grade dianteira de proteção em plástico reforçado
Pára-choque traseiro tipo militar
Proteção contra tombamento (Santo Antônio) e portas amovíveis
Capota de material impermeável padrão militar, janelas enroláveis com visores transparentes para motorista e acompanhante, visores transparentes e enroláveis nas laterais posteriores e traseira
Pára-brisa rebatível e não estilhaçável
Bancos com revestimento padrão militar, dianteiros ajustáveis, rebatíveis para frente, traváveis na posição desejada e traseiros rebatíveis para frente e traváveis na posição normal
Painel de instrumentos com velocímetro, odômetro, indicadores de nível de combustível e temperatura da água do motor, além de voltímetro e manômetro para pressão do óleo do motor
Painel central com caixa de fusíveis rebatível para melhor acesso e placas com especificações – dimensões do veículo, instruções utilização chave NATO e pressão de pneus para diversos tipos de terrenos

 

Dimensões

Capacidade para transportar 5 passageiros em condições normais, ou, 4 passageiros quando equipado com rádio de comunicação tipo militar.
Tanque de combustível de 72 litros
Capacidade de carga: 530kg
Carga em reboque: com freio – 2.400kg e sem freio – 750kg
Comprimento: 4.085mmm
Largura: 2.080mm
Altura: 2000mm
Entre-eixos: 2.405mm
Vão Livre: 215mm
Peso (em ordem de marcha, incluindo camburão cheio e demais acessórios de linha): 2.190kg

 

Performance

Autonomia: superior a 650 km em estradas pavimentadas, sem necessidade de tanque reserva 
Raio mínimo de giro: 6,00 m para a direita e 5,90 m para a esquerda
Ângulo de entrada: 56¼
Ângulo de saída: 42¼ (com suporte de reboque instalado)
Ângulo de passagem: 33¼
Inclinação Lateral Máxima: 45¼
Travessia de Água: 800mm - com snorkel: 1 metro
Velocidade máxima de 155 km/h

Acessórios de Linha

Suporte externo para camburão, picareta, pá e machado de bombeiro veiculares
Camburão de 20lts
Quebra mato com suporte e barra corta-fio
Chapas protetoras de power train e tanque de combustível
Ganchos de içamento e alças para amarração e reboque com olhais para corrente de segurança do reboque
Caixa metálica para guarda de ferramentas
Permite instalação de suporte veicular para Mtr 7,62
Permite a instalação de guincho com capacidade de tração de 4.100 kg 
Engate traseiro padrão militar. 
Acelerador manual com trava (instalado no painel)

Troller T4-M Militar
Troller T4-M Militar 1
Troller T4-M Militar 2

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