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PNEUS TROLLER

ESPEFICIAÇÕES E TIPOS DE PNEUS PARA TROLLER

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A primeira coisa que você deve saber para escolher bem o pneu que vai usar em seu Troller é o que significa cada letra e número que está marcado na lateral. Abaixo um explicação rápida sobre o assunto.

Pneu 235/75 R15

- 235 é a largura do pneu = 235mm
- 75 é o percentual da largura que o pneu tem de altura = 75%
Nesse caso, 75% de 235mm = 176,2mm
- R = radial
- 15 = diâmetro do aro em polegadas = 15 polegadas = 381mm
* Para saber o diâmetro aproximado de um pneu basta somar o aro com 2X a altura do pneu.

Pneu 30 /9,5 R15

- 30 polegadas de diâmetro
- 9,5 polegadas de largura
- Aro 15 polegadas.

Fonte site: zettel.com.br

Outra dica importante é saber o ano de fabricação do pneu, para saber se esta dentro da validade, a vida útil de um pneu são 5 ANOS, após este período não é recomendável a utilização.

O Troller aceita bem pneus maiores, eixo Dana 44 e caixa do para-lama grande são características que fazer a diferença na hora de colocar pneus até 40" em alguns casos.

 

Para escolher o tamanho do pneu você deve levar em consideração o uso do veículo, se você usa no dia a dia, em trânsito médio ou pesado, é melhor não ultrapassar pneus 33". Lembre-se pneus maiores o motor tem que fazer mais esforço para sair da inércia, os freios fazem mais esforço para parar a roda, a tendência é aumento do consumo de combustível e desgaste das peças móveis.

 

Troller com Pneu 31" ou 32"

 

Independente do pneu que você optar 31" x 10,5 x R15 ou 32 x 11,5 x R15 não há necessidade de fazer nada, lembre-se apenas que seu velocímetro vai registrar uma velocidade menor que a velocidade real, cerca de 4%.

 

Troller com Pneu 33"

 

Em alguns casos, com uso de pneus 33" a mola raspa no pneu ao passar em valetas ou lombadas e ao virar toda direção o pneus raspa no braço do eixo dianteiro.

Dois problemas que são facilmente resolvidos com uma única peça, os espaçadores de roda ou ainda a troca das rodas por outras com offset negativo.

 

Troller com Pneu 35"

 

Com pneus 35" é necessário um lift de 1,5" a 2" além dos espaçadores ou troca das rodas, dependendo do uso é necessário também a troca da relação, coroa/pinhão, com uma relação mais "curta" compensa o aumento dos pneus, além de corrigir o velocímetro automaticamente.

Pneus Originais Troller

Até 2014 o Troller saiu de fabrica com pneus aro 15" nas medidas 255/75 R15.

A partir de 2015 (Novo Troller), o aro passou a ser 17" com pneu nas medidas 255/65 R17 (70%ON / 30% OFF-ROAD).

Como Trocar e apertar corretamente as rodas de seu Troller

Procedimento para Troca da roda ou utilização do estepe:

​

1- Com o peso do veículo ainda sobre os pneus, afrouxe as porcas de roda. Não remova as porcas de roda neste momento.

2 - Utilize o macaco e levante o veículo até que o conjunto da roda e pneu afaste-se do piso.

3 - Remova as porcas de roda.

Quando a roda for instalada, remova sempre toda corrosão, sujeira ou material estranho presente nas superfícies de montagem da roda ou na superfície do disco. A instalação das rodas sem o contato correto metal-metal nas superfícies de montagem da roda pode causar o afrouxamento das porcas de rodas e desprendimento da roda com o veículo em movimento, resultado na perda do controle.

4 - Posicione o conjunto roda e pneu no veículo.

5 - instale as porcas de roda, aplicando um aperto manual. Certifique-se de que as extremidades do cone da porca estão voltados para dentro

Se as instruções de aperto das porcas de roda no padrão tipo estrela não forem observadas, poderá resultar em ovalização excessiva do disco de freio, acelerando o desenvolvimento de aspereza, trepidação e vibração.

6 - Instale as porcas de roda, aplicando um torque de 125 Nm (92 lbf.pé), conforme a sequência indicada.

7 - É recomendado um reaperto na roda após 800 km rodados, ou qualquer outra condição em que as porcas de roda tenham sido afrouxadas. Isso irá assegurar que o sistema de travamento da roda assente corretamente, de modo que as porcas de roda prendam com uma carga uniforme e permaneçam apertadas.

sequencia de aperto de roda

TIPOS DE DESGASTE DE PNEUS E CAUSAS PROVAVEIS

Tipo de Desgaste

Desgaste rápido de ambos os ombros do pneu.

Causa Provável

Pneus com baixa pressão.

Componentes da suspensão desgastados.

Utilização de velocidade excessiva em curvas.

Tipo de Desgaste

Desgaste rápido no centro do pneu.

Causa Provável

Pneus com pressão excessiva.

Convergência excessiva nas rodas motrizes.

Aceleração pesada nas rodas motrizes.

Tipo de Desgaste

Desgaste maior em um dos ombros

Causa Provável

Ajuste da convergência fora da especificação.

Câmber fora da especificação.

Amortecedor danificado.

Braço de controle inferior danificado.

Tipo de Desgaste

Desgaste em cunha

Causa Provável

Ajuste da convergência fora da especificação.

Tirantes danificados ou desgastados.

Ponta ou manga de eixo danificada.

Tipo de Desgaste

Desgastes em pontos alternados.

Causa Provável

Roda desbalanceada.

Desvio radial excessivo.

Amortecedor desgastado.

Tipo de Desgaste

Desgaste diagonal (veículos de tração dianteira).

Causa Provável

Convergência excessiva nas rodas não motrizes.

Tipo de Desgaste

Pneu decapado

Causa Provável

Ajuste da convergência fora da especificação.

Câmber fora da especificação.

Componentes da suspensão danificados ou desgastados.

Tipo de Desgaste

Desgaste nos cantos dos sulcos (veículos de tração dianteira).

Causa Provável

Convergência excessiva nas rodas não motrizes.

Tala 8" ou tala 10"? Escolha Correta da Largura das Rodas
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