top of page
  • Foto do escritorFabio Roberto - @t4zeroum

Expedição Pantanal 2017 Gardenal 4x4 e Amigos


Expedição Pantanal Gardenal 4x4 2017 Com amigos QT Expedição de Fortaleza.

Depois alguns dias de bate papo e planejamento entre o amigo Léo da Oficina Controller Fortaleza e Gardenal alinhamos a tão esperada data para a expedição ao pantanal.

Foram formadas uma equipe de 4 carros de Fortaleza sendo dois Troller T4, uma Mitsubish Triton e um Jeep Willys, uma turma de 10 pessoas. Os veículos foram enviados em uma carreta com destino a Cuiabá-MT, sede da Gardenal 4x4 que é o ponto de partida de nossa aventura off road.

A tensão começou cedo, a carreta atrasou na viagem chegando poucas horas antes do início da expedição, Fabio participante da expedição veio na frente e tratou logo de cuidar da organização final com compras de última hora, com os veículos carregados, abastecidos e prontos nos encontramos com mais seis jipes da turma de Cuiabá e partimos com destino a cidade de Mimoso – MT, que fica localizada a 120 km da Capital.


Chegando por lá nosso último ponto de abastecimento e mantimentos, a partir deste ponto um deslocamento de 35km de estrada de chão até a uma comunidade conhecida como Capoerinha, onde contamos com o apoio no Bar e Pousada da Jussara, iniciamos a trilha nesse ponto.

Veículos equipados carros traçados e reduzidos seguimos adiante e com 200 metros já pegamos um corixo (são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores). Pontualmente as 11:00 da manhã estávamos na entrada da trilha do Corredor com destino a um pesqueiro a beira do Rio São Lourenço que é um ponto de apoio, fica a 30km, o trajeto bastante alagado, as ultimas chuvas elevaram bastante o nível dos rios da região jogando água para dentro do pantanal.


Após um trecho águas rasas começamos a afundar e a adrenalina dos participantes subiu, águas intermináveis e travessias de corixo, nesse momento uma das viaturas teve um problema mas foi contornado rapidamente pelo Leo (Controller) e por mim, essa é a vantagem de ter mecânicos no grupo, principalmente em expedições remotas, como previsto a noite chega e água continua, durante a noite o Pantanal fica mais tenso, a atenção deve ser redobrada, fui na frente (Gardenal) abrindo trilha a turma de Fortaleza no meio e os demais jipes de Cuiabá fechando, em um determinado momento nos deparamos com uma bifurcação onde um dos percursos estava fechado, nos obrigando a manobrar e retornar, nessa parada na água muitos jipes do atolaram dentro da água, ficamos mais de duas horas para conseguir desatolar, foi necessário uma força tarefa e colaboração de todos, foi bem trabalhoso, Cassinho com sua F-75 conseguiu uma boa posição onde foi puxando os jipes e assim jipe por jipe conseguimos seguir adiante.


A Triton estava puxando o willys que teve um problema, que foi resolvido rapidamente na manhã seguinte, chegamos no pesqueiro as 22:00 e todos puderam descansar em terra firme com um bom churrasco e muita história para contar. Ao amanhecer como de costume iniciamos o dia com uma revisão de rotina nas viaturas, conferindo nível de óleo, graxas e outros itens, partimos as 10 da manhã, dessa vez um trecho e mata fecha e mais água por um longo período, a estrada encima de um aterro, foi um trecho bem ruim, paramos para o almoço as 15:00 onde fomos surpreendidos por uma bela chuva e logo em seguida seguimos para a comunidade de Pimenteira, quando pensamos que o pior já havia passado, nos deparamos com ponte sem cabeceira, tentei passar por fora e ao subir no aterro fiquei bem perto de tombar, com a agua entrando dentro do Troller. Felizmente o Evan conseguiu passar pelo outro lado e com seu Engesa e serviu de ancora para tirar o Troller daquela situação.

Isso foi uma parte da nossa aventura, se você quiser conhecer o Pantanal a bordo de seu 4x4 entre em contato. Marco Rogério GARDENAL

Gardenal 4X4 Acessórios Off-road & Camping

65 9 9910-2046 (Tim-Ligações e Whatsaap)

























Link para todas as fotos no face do Gardenal... AQUI

3.345 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page