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Troller Militar T4 M

Foto do escritor: Fabio Roberto - @t4zeroumFabio Roberto - @t4zeroum

O projeto do Troller começou a ser desenvolvido em 1994, pelo engenheiro cearense Rogério Farias. O primeiro protótipo foi fabricado em abril de 1996, e chamava-se Troler, com apenas uma letra L.


Os primeiros 44 exemplares produzidos foram vendidos para pilotos de rally de todo o País.


Em 1997, o empresário Mário Araripe – que depois viria a se tornar controlador da empresa - associou-se a Farias, colocou a segunda letra L no nome Troler, e investiu na remodelação do veículo, apresentado em setembro de 1998, e na implantação de uma linha de produção em Horizonte (CE).

Essa história completa você encontra em nosso site, link.



Em 2003, a montadora lançou o jipe militar Troller T4-M, uma variação do Troller com algumas modificações para atender as forças armadas. Enquadrado na categoria classificada pelas Forças Armadas como um VTNE (Veículo de Transporte Não Especializado), o Troller T4-M foi adequado para conduzir tropas em regiões de difícil acesso, podendo também ser utilizado como veículo de reconhecimento e, em determinadas circunstâncias, como veículo de combate.


Por ter um perfil bastante baixo quando retirada a capota e rebatido o pára-brisa, pode ser transportado em porões de navio ou por helicópteros. Por ter capacidade de travessia de água - de até 80 cm de profundidade, ou um metro, se equipado com snorkel - está apto a desembarcar em locais que impliquem submersão do veículo.


Hoje em dia é muito difícil encontrar um T4-M inteiro já que foram produzidas poucas unidades, a maioria foi encontrada em leilões em péssimo estado de conservação.

Abaixo características do T4 M - Troller Militar



MOTORIZAÇÃO

- MWM 2.8 L Turbo Intercooler

- 4 cilindros, 2.800cm³

- Torque: 32.7NM a 1.800 rpm

- Potência Líquida: 114,25CV a 3.200RPM

- Taxa de compressão 19,0:1

- Refrigeração à água

- Diesel

- Acelerador manual com trava (instalado no painel)

- Velocidade máxima de 155 km/h

SISTEMA AUTOBLOCANTE

Track Lock Dana, no eixo traseiro

DIREÇÃO HIDRÁULICA

RODA LIVRE

FREIOS

À disco nas 4 rodas, dianteiros ventilados




SISTEMA DE TRANSMISSÃO

Manual de alto desempenho (Eaton)

5 marchas sincronizadas à frente e 1 à ré

1ª - 4,079:1

2ª - 2,289:1

3ª - 1,472:1

4ª - 1,000:1

5ª - 0,809:1

Ré - 3,676:1

SISTEMA ELÉTRICO/ILUMINAÇÃO

- Para aplicação civil ou militar através de chave seletora (NATO)

- Chave geral de controle do circuito elétrico de fácil acesso

- Faróis e lanternas equipados com grades de proteção

- Bateria sobressalente (12v) para sistema de comunicação (rádio)

- Tomada elétrica externa para sistema de sinalização do reboque

ESTRUTURA

- Carroceria integral em plástico reforçado com fibra de vidro

- Chassi: longarinas com seção retangular em aço carbono

- Suspensão: mista com molas helicoidais e amortecedor hidráulico em cada roda

- Grade dianteira de proteção em plástico reforçado

- Pára-choque traseiro tipo militar

- Proteção contra tombamento (Santo Antônio) e portas amovíveis

- Capota de material impermeável padrão militar, janelas enroláveis com visores transparentes para motorista e acompanhante, visores transparentes e enroláveis nas laterais posteriores e traseira

- Pára-brisa rebatível e não estilhaçável

- Bancos com revestimento padrão militar, dianteiros ajustáveis, rebatíveis para frente, traváveis na posição desejada e traseiros rebatíveis para frente e traváveis na posição normal

- Painel de instrumentos com velocímetro, odômetro, indicadores de nível de combustível e temperatura da água do motor, além de voltímetro e manômetro para pressão do óleo do motor

- Painel central com caixa de fusíveis rebatível para melhor acesso e placas com especificações – dimensões do veículo, instruções utilização chave NATO e pressão de pneus para diversos tipos de terrenos

RODAS e PNEUS

Rodas: T-6JJ x 16

Pneus: 235/85 R16

ACESSÓRIOS DE LINHA

- Suporte externo para camburão, picareta, pá e machado de bombeiro veiculares

- Camburão de 20lts

- Quebra mato com suporte e barra corta-fio

- Chapas protetoras de power train e tanque de combustível

- Ganchos de içamento e alças para amarração e reboque com olhais para corrente de segurança do reboque

- Caixa metálica para guarda de ferramentas

- Permite instalação de suporte veicular para Mtr 7,62

- Permite a instalação de guincho com capacidade de tração de 4.100 kg

- Engate traseiro padrão militar.

DIMENSÕES

- Capacidade para transportar 5 passageiros em condições normais, ou, 4 passageiros quando equipado com rádio de comunicação tipo militar.

- Tanque de combustível de 72 litros

- Capacidade de carga: 530kg

- Carga em reboque: com freio – 2.400kg e sem freio – 750kg

- Comprimento: 4.085mmm

- Largura: 2.080mm

- Altura: 2000mm

- Entre-eixos: 2.405mm

- Vão Livre: 215mm

- Peso (em ordem de marcha, incluindo camburão cheio e demais acessórios de linha): 2.190kg

PERFORMANCE

- Autonomia: superior a 650 km em estradas pavimentadas, sem necessidade de tanque reserva

- Raio mínimo de giro: 6,00 m para a direita e 5,90 m para a esquerda

- Ângulo de entrada: 56º

- Ângulo de saída: 42º (com suporte de reboque instalado)

- Ângulo de passagem: 33º

- Inclinação Lateral Máxima: 45º

- Travessia de Água: 800mm - com snorkel: 1 metro

COR

Verde, padrão do Exército


Grande Abraço

Fabio Roberto

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