• Fabio Roberto - @t4zeroum

Consumo de óleo de motor, é normal?



Seu motor esta consumindo óleo, mas quanto pode ser considerado normal?

Todo motor consome óleo, principalmente devido ao desgaste, os motores são mais propensos a consumir o óleo à medida que envelhecem. Normalmente os vilões são as hastes de válvula desgastadas, guias, vedações ou anéis de pistão, tudo o que pode permitir que o óleo entre nas câmaras de combustão.

Se o óleo entrar na câmara de combustão, ele queimará, possivelmente em quantidades pequenas mas continuamente, e isso é o bastante para não produzir uma fumaça azul reveladora no escape, mas o suficiente para perceber a diminuição do nível quando for chegar a vareta do seu veículo.

OK! Então o motor gasta óleo no dia a dia, mas quanto é aceitável? Infelizmente os fabricantes não fornecem informações claras e objetivas sobre esse tema, o que é normal para um veículo pode ser excessivo para outro, como nosso site tem o foco no Troller, procuramos referencia no maior fabricante de motores para Troller a MWM e encontramos a seguinte recomendação:

O consumo de óleo lubrificante é calculado mediante o volume de combustível consumido. Considere como aceitável, para um motor já bem rodado, um valor aproximado de 0,5% do combustível que o veículo consumiu. Ou seja: para cada 100 litros de combustível, vão também ½ litro de óleo lubrificante. Lembre-se que não estamos considerando falhas paralelas, como vazamentos, filtro de ar obstruído, etc. Há também o agravo de uso de óleo lubrificante não especificado.

Quanto mais o motor rodar, este percentual vai aumentando até que fique insustentável primeiro pelo custo, depois pelo dano ambiental que o motor está causando pela emissão de fumaça branca.

Essa é uma referência de valores, portando não deve ser adotado como regra geral. A solução para isso é simples, verificar regularmente o seu nível de óleo, fique de olho nos vazamentos, use sempre o óleo recomendado no manual, mantenha o filtro de ar limpo. Conhecer o consumo de óleo do seu motor ao longo do tempo é importante para te dar base para determinar quando o consumo se torna excessivo, e possivelmente será um alerta para vazamentos ou problema interno.


Grande abraço

T4 Clube Brasil

Fabio Roberto.

#motor #oleo

2,536 visualizações

Contato

Sobre

O site partiu de uma iniciativa particular de Fabio Roberto, Trollerio e fã da marca, nosso site tem objetivo de facilitar a manutenção do seu Troller, reunindo em um só lugar tudo sobre o Troller e seus componentes além de matérias com  dicas de manutenção.  

Algumas marcas que aparecem em nosso site são amigos que apoiaram a iniciativa e contribuem com conteúdo ou respondendo questionamentos e dúvidas diariamente.

Ajude a divulgar

Cole um adesivo, conte para um amigo, apoie essa iniciativa.

logo T4 CLUBE BRASIL.png