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  • Foto do escritorFabio Roberto - @t4zeroum

Dicas de Manutenção Troller TGV 3.2 - 2013 - 2014

Recebemos semanalmente mensagens de proprietários de Troller 3.2 TGV muito preocupados com a manutenção ou possíveis problemas nesse motor devido a eletrônica.


O Troller 3.2 TGV (motor Maxxforce 2013 / 2014) necessita maior atenção na manutenção preventiva, vamos tentar ajudar passando um check list de boas práticas onde irá reduzir possíveis problemas com manutenção, luz da injeção, modo de segurança e etc.


Use sempre diesel S10


Certamente ao comprar esse veículo você foi avisado pelo vendedor de utilizar somente diesel S10, mas vamos completar essa informação, esse veículo foi projetado para funcionar unica e exclusivamente com diesel S10, portanto, nunca, jamais, em hipótese alguma utilize diesel S500 ou qualquer outra variação de tipo de diesel que não seja o S10. De preferência sempre por postos de alta rotatividade, o diesel S10 tem vida curta ( considere 60 dias), portanto, se contar da data de produção até o bico do posto já se foram alguns dias, vai te sobrar cerca de 30 dias uo menos para consumir esse diesel.

Não deixe seu Troller parado com combustível sem utilizar aditivos e otimizadores específicos para essa finalidade.

Informações adicionais sobre diesel AQUI.


Use Otimizador para Óleo Diesel

Existem muitos otimizadores no mercado de marcas conceituadas, listam muitos benefícios dentre eles o mais importante é Dispersão da água e ação bactericida, isso é exatamente o que queremos evitar, água e bactérias que deterioram o diesel. Portanto USE SEMPRE UM OTIMIZADOR, vou listar algumas marcas conhecias e seus benefícios mas no geral todos tem formulas parecidas, não espere mudanças no desempenho, consumo ou ganhos de potência, queremos apenas evitar problemas.


WURTH - OWD – OTIMIZADOR PARA DIESEL - É um otimizador que, ao ser adicionado ao Diesel ou Biodiesel, cria condições favoráveis para a queima do combustível. Possui homogenizadores, solubilizadores e poderosos tensoativos visando a melhor solubilização e homogeneização dos diferentes tipos de hidro-carbonetos que compõe o diesel e biodiesel.

Reduz as emissões de particulados (Fumaça Preta).

Reduz o consumo de combustível.

Dispersa água e ação bactericida.

Ação anticorrosiva.

Reduz custos com manutenção.


BARDAHL POWER DIESEL - Produto indicado para motores a diesel. Facilita a combustão do diesel, melhorando a performance e reduzindo o ruído do motor.

Garanta uma partida a frio eficiente usando o Power Diesel. A aplicação de um frasco de 500 ml para 80 litros de diesel limpa o sistema de alimentação do motor e diminui a emissão de poluentes, com sensível redução da fumaça branca.


ADITIVO DE COMBUSTIVEL BARDAHL MAX DIESEL - Para garantir o melhor desempenho de veículos a diesel, a limpeza dos injetores é fundamental. O Max Diesel ajuda na lubricidade do Diesel S10, reduz a emissão de poluentes, e evita a formação de emulsões estáveis entre a água e o óleo diesel.


EFTON Extra Fuel - evita a contaminação e condensação da água em tanques de veículos e de armazenamentos, melhorando a estabilidade do óleo diesel armazenado. Proporcionando benefícios como:


Otimizador de Diesel

Elimina a necessidade de drenagem dos tanques e filtros separadores de água “racor”;

Dispersa a água do combustível;

Retarda a oxidação e congelamento;

Auxilia na vida útil dos filtros;

Melhora o desempenho do equipamento;

Possui ação detergente, que auxilia na redução de incrustações, formadas pelo Biodiesel;

Reduz a carbonização, causada pelo enxofre e outros componentes presentes no combustível;

Previne eventuais entupimentos de bicos injetores, bombas, e tubulações;


TECCON 10 - O Teccom10 possui agentes antioxidantes, desemulsificantes, tensoativos, melhoradores de combustão e homogeneizadores e solubilizantes que agindo em conjunto garantem ao Diesel características que colaboram para o bom funcionamento do sistema de alimentação e injeção.


Além de tantos outros existente no mercado, independente do fabricante, utilize um otimizador.


Filtro combustível

Utilize somente marcas conceituadas originais ou primeira linha na troca do filtro, recomendamos MWM, MANN, MHALE. Não use substituições de marcas, fabricantes alterativos.


Filtro adicional

Muitos proprietários de Troller TGV utilizam filtros adicionais de diesel, tipo Racor, Brafilt, Purifilt e outros fabricantes, instalando em série ou até substituindo filtros originais por esses filtros eletrostáticos.


Rodar todos os dias

Já ouviu a frase, "carro parado estraga", isso nunca foi tão verdade, principalmente para esse motor. O Troller TGV possui um sistema de "auto limpeza" o particulado fica retido no DPF que é limpo automaticamente enquanto ele esta em funcionamento, ao utilizar em percursos curtos ou somente em cidade esse sistema não consegue fazer adequadamente essa limpeza, ja tiveram casos que somente o fato de pegar um estradão com o TGV ja resolveu o problema da luz acesa e modo de segurança.

Esse motor não foi feito para ficar parado, o ideal é rodar todos os dias, não ser seu jipe de fim de semana ou segundo carro.


Limpeza de EGR e Trocador de calor


É necessário a limpeza mecânica da válvula EGR e trocador de calor do sistema de refrigeração dos gases da exaustão periodicamente, desmontar, colocar em banho em produto químico para remoção e desplacamento das encrustações internas do sistema, isso será necessário a cada 60 mil km aproximadamente.

Limpeza de DPF

Já existem no mercado produtos específicos para limpeza do DPF em inglês de (Diesel particulate filters) ou em português, filtro de partículas diesel. Quer saber mais sobre DPF e EGR consulte AQUI.


Óleo de Motor

Nunca, jamais, utilize substituições para a especificação do óleo do motor, o óleo especificado para esse motor é SAE 10W-30, lubrificante semissintético especialmente desenvolvido para uso em motores eletrônicos de 4 tempos de baixas emissões que utilizam diesel com baixo teor de enxofre e são equipados com filtros de particulados diesel (DPFs). A Texaco tem o URSA® ULTRA LE. Informações técnicas:


Oleo 10w30 Troller TGV

Ursa Ultra LE SAE 10W-30 foi projetado especificamente para atender às demandas dos motores de baixas emissões que utilizam diesel com baixo teor de enxofre e são equipados com filtros de particulados diesel (DPFs). Ursa Ultra LE SAE 10W-30 ajuda a manter os anéis limpos e livres para pressão de combustão, propiciando baixo desgaste. Ursa Ultra LE SAE 10W-30 gera pouco acúmulo de depósitos nas válvulas e nas coroas dos pistões, contribuindo, assim, para o controle de consumo de óleo. Seu alto nível de dispersante sem cinzas mantém a fuligem do combustível em suspensão, ajudando a evitar entupimento do filtro, formação de borra na cabeça do pistão, desgaste por polimento abrasivo, aumento de viscosidade e formação de gel no óleo. Tais problemas poderiam resultar em desgaste excessivo do motor e falha no mancal durante a partida, sem indicação prévia para o usuário. Inibidores de oxidação, especialmente selecionados, controlam a oxidação, a formação de borra e espessamento indesejado entre os períodos de troca de óleo. A mistura adequada dos aditivos de extrema pressão e antidesgaste faz com que Ursa Ultra LE SAE 10W-30proteja o comando de válvulas e demais peças submetidas a cargas elevadas contra o desgaste, mesmo sob condições de lubrificação limite. Um melhorador do índice de viscosidade, especialmente selecionado, proporciona fluxo fácil em baixas temperaturas e excelente filme protetor em áreas quentes do motor. Um aditivo antiespumante impede a retenção de bolhas de ar.


Um bom Grupo de Amigos

Aqui eu não poderia deixar de recomendar nosso grande grupo de whatsapp onde todos são proprietários de Troller, hoje somos quase 1000 proprietários trocando informações diariamente sobre o assunto.

Quer participar? Esse é o caminho, AQUI.


Espero que de alguma forma esse post possa ter te ajudado a entender melhor sobre o assunto.

Grande abraço

Fabio Roberto - @T4Zeroum




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