• Fabio Roberto - @t4zeroum

Tala 8" ou tala 10"? Escolha Correta da Largura das Rodas


Um dos upgrades mais comuns no Troller é a troca dos pneus ou troca do conjunto rodas e pneus, mas pouca gente leva em consideração uma questão importante, não é qualquer largura de pneu que serve em qualquer roda, que existe uma relação assertiva entre a largura das rodas e pneus que deve ser respeitada.

Os pneus possuem paredes laterais flexíveis, um único tamanho de pneu pode encaixar em uma grande variedade de larguras de rodas, isso dificulta o entendimento e a padronização pelos usuários e até pelas empresas especializadas no segmento, cada pneu tem em sua especificação um range da largura de roda que é possível sua utilização, exceder o limite especificado pelo fabricante coloca em risco sua segurança principalmente no uso extremo que é comum quando se fala no Troller.
A largura do aro influencia na largura do pneu, que por sua vez no contato da banda de rolagem com o solo. Um pneu montado num aro estreito tem uma banda de rolagem mais estreita do que se o mesmo tamanho do pneu montado sobre um aro mais largo.
Via de regra para cada 0,5" (meia polegada = 12,5 mm) de alteração na largura do aro da roda, a banda de rolagem do pneu altera em cerca de 5 mm correspondentemente.

Por exemplo, um pneu BF AT 33" x 12,5 x R15, segundo especificação do fabricante do pneu ele deve ser instalado em rodas com tala 8,5" a 11", portanto não é ideal a utilização desse tipo de pneus nas rodas originas do Troller que tem tala 7".

Um Troller com rodas originais e pneus 33" ou maiores acaba tendo desgaste irregular dos pneus devido a desproporcionalidade rodas x pneus. Mas você pode utilizar esse pneu com rodas de 8,5" a 11", dependendo de sua escolha a largura da banda de rolagem vai ser influenciada que pode variar de 10" até 12,5".
Abaixo tabela orientativa para utilização de rodas com pneus BF Goodrich, é apenas uma referência as informações devem ser confirmadas no site do fabricante.

Abaixo mais uma tabela de especificações técnicas para pneu fabricante Falken, a largura máxima e minima recomendada para as rodas esta na coluna "Approved Rim Range", a tabela completa com outras medias e tipos de pneus no site www.falkentire.com

Ao utilizar pneus mais largos que os originais em rodas estreitas você pode estra comprometendo sua segurança, além de causar desgaste irregular nos pneus, perda de aderência e estar fora da especificação recomendada pelo fabricante.
Portanto ao trocar os pneus verifique a necessidade de troca das rodas!
Grande abraço
Fabio Roberto
T4Clube.com.br

#pneu #rodas

6,866 visualizações

Contato

Sobre

O site partiu de uma iniciativa particular de Fabio Roberto, Trollerio e fã da marca, nosso site tem objetivo de facilitar a manutenção do seu Troller, reunindo em um só lugar tudo sobre o Troller e seus componentes além de matérias com  dicas de manutenção.  

Algumas marcas que aparecem em nosso site são amigos que apoiaram a iniciativa e contribuem com conteúdo ou respondendo questionamentos e dúvidas diariamente.

Ajude a divulgar

Cole um adesivo, conte para um amigo, apoie essa iniciativa.

logo T4 CLUBE BRASIL.png