A instalação de um manômetro de pressão do óleo além da estética que é bacana, tem muita utilidade se souber interpretar as informações transmitidas.
Com um manômetro de pressão de óleo você consegue observar como se comporta a pressão de óleo do motor em diferentes tipos de situações, marcha lenta, aceleração, motor frio, motor quente, qualquer alteração nesses parâmetros pode significar um problema.
Primeiro vamos definir os nomes dos instrumentos de medição, muita gente chama tudo de relógio e isso esta errado.
Verificar a Pressão --> Manômetro
Verificar a Temperatura --> Termômetro
Verificar a Voltagem --> Voltímetro
Verificar a Amperagem --> Amperímetro
Verificar a Hora --> Relógio
Agora imagine a seguinte situação, a luz do óleo acende sem motivo aparente, você estaciona seu veiculo e desliga o motor, confere o nível do óleo, que esta normal, então você imagina que é um problema elétrico na "celobolinha" do óleo e segue adiante.
O problema na realidade pode estar na bomba de óleo, dentro do motor existe uma bomba de óleo mecânica que distribui e pressuriza o óleo, ela espirra o óleo embaixo dos pistões através dos jet coolers, difícil essa bomba dar problema, mas não impossível. Com um manômetro de pressão do óleo instalado você teria percebido que a pressão de óleo caiu, e motor sem pressão de óleo não deve funcionar.
Esse manômetro que custa R$ 100,00 teria te economizado ate 100 vezes esse valor, se você tivesse percebido o problema a tempo.
Algumas pressões (motor quente)
Motor MWM 2.8 - Marcha lenta 0,7 bar -- Rotação Máxima 4,9 bar
Motor NGD 3.0 - Marcha lenta 2,5 - 3,5 bar -- Rotação máxima 5,0 - 6,5 bar
Motor MWM 3.2 - Marcha lenta 0,7 bar -- Rotação Máxima 4,9 bar
Com o motor frio as pressões são muito maiores para garantir a rápida lubrificação do sistema logo nos primeiros momentos após a partida do motor.
A pressão do motor MWM 2.8 frio fica em torno de 5 bar, se subir o giro a pressão passa facilmente de 8 bar, por isso não devemos acelerar o motor frio. Ao lado um vídeo rápido sobre o assunto.
Outro Item importante sobre o manômetro de pressão de óleo é a instalação, recomento muito a instalação com aeroquip, lembre-se que esta lidando com pressão e temperatura.
Não passe a mangueira próximo da turbina, coletor ou outras partes quentes do motor.
Eu aprendi a lição na prática, em uma viagem com a família, tinha acabado de instalar o manômetro em uma oficina, o instalador passou a mangueira preta próximo a turbina.
Em uma grande subida na Rodovia Castelo Branco, a turbina aqueceu bastante, a mangueira furou e jorrou óleo na saída da turbina, foi um grande susto, muita fumaça, um principio de incêndio e a viagem suspensa.
Grande Abraço!!
Eng. Fabio Roberto
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