• Fabio Roberto - @t4zeroum

Manômetro de Pressão de Óleo


A instalação de um manômetro de pressão do óleo além da estética que é bacana, tem muita utilidade se souber interpretar as informações transmitidas.

Com um manômetro de pressão de óleo você consegue observar como se comporta a pressão de óleo do motor em diferentes tipos de situações, marcha lenta, aceleração, motor frio, motor quente, qualquer alteração nesses parâmetros pode significar um problema.


Primeiro vamos definir os nomes dos instrumentos de medição, muita gente chama tudo de relógio e isso esta errado.

Verificar a Pressão --> Manômetro

Verificar a Temperatura --> Termômetro

Verificar a Voltagem --> Voltímetro

Verificar a Amperagem --> Amperímetro

Verificar a Hora --> Relógio

Agora imagine a seguinte situação, a luz do óleo acende sem motivo aparente, você estaciona seu veiculo e desliga o motor, confere o nível do óleo, que esta normal, então você imagina que é um problema elétrico na "celobolinha" do óleo e segue adiante.

O problema na realidade pode estar na bomba de óleo, dentro do motor existe uma bomba de óleo mecânica que distribui e pressuriza o óleo, ela espirra o óleo embaixo dos pistões através dos jet coolers, difícil essa bomba dar problema, mas não impossível. Com um manômetro de pressão do óleo instalado você teria percebido que a pressão de óleo caiu, e motor sem pressão de óleo não deve funcionar.

Esse manômetro que custa R$ 100,00 teria te economizado ate 100 vezes esse valor, se você tivesse percebido o problema a tempo.

Algumas pressões (motor quente)

Motor MWM 2.8 - Marcha lenta 0,7 bar -- Rotação Máxima 4,9 bar

Motor NGD 3.0 - Marcha lenta 2,5 - 3,5 bar -- Rotação máxima 5,0 - 6,5 bar

Motor MWM 3.2 - Marcha lenta 0,7 bar -- Rotação Máxima 4,9 bar


Com o motor frio as pressões são muito maiores para garantir a rápida lubrificação do sistema logo nos primeiros momentos após a partida do motor.

A pressão do motor MWM 2.8 frio fica em torno de 5 bar, se subir o giro a pressão passa facilmente de 8 bar, por isso não devemos acelerar o motor frio. Ao lado um vídeo rápido sobre o assunto.

Outro Item importante sobre o manômetro de pressão de óleo é a instalação, recomento muito a instalação com aeroquip, lembre-se que esta lidando com pressão e temperatura.

Não passe a mangueira próximo da turbina, coletor ou outras partes quentes do motor.


Eu aprendi a lição na prática, em uma viagem com a família, tinha acabado de instalar o manômetro em uma oficina, o instalador passou a mangueira preta próximo a turbina.

Em uma grande subida na Rodovia Castelo Branco, a turbina aqueceu bastante, a mangueira furou e jorrou óleo na saída da turbina, foi um grande susto, muita fumaça, um principio de incêndio e a viagem suspensa.

Grande Abraço!!

Eng. Fabio Roberto

T4Clube.com.br

#manômetro #pressãodeóleo #bombadeóleo

1,458 visualizações

Contato

Sobre

O site partiu de uma iniciativa particular de Fabio Roberto, Trollerio e fã da marca, nosso site tem objetivo de facilitar a manutenção do seu Troller, reunindo em um só lugar tudo sobre o Troller e seus componentes além de matérias com  dicas de manutenção.  

Algumas marcas que aparecem em nosso site são amigos que apoiaram a iniciativa e contribuem com conteúdo ou respondendo questionamentos e dúvidas diariamente.

Ajude a divulgar

Cole um adesivo, conte para um amigo, apoie essa iniciativa.

logo T4 CLUBE BRASIL.png