• Fabio Roberto - @t4zeroum

Teste de Deslizamento para Eixos com Traction-Lok®


Existe um procedimento padrão para verificar o funcionamento do sistema de bloqueio diferencial Trac-Lok ou Traction-Lok®. Este procedimento é meio confuso mas esta no manual de serviço da própria Troller.


Teste de Deslizamento para Eixos com Traction-Lok®

1. Coloque uma roda sobre uma superfície seca e outra sobre barro, gelo ou neve.

2. Acelere gradualmente para obter uma tração máxima antes de arrancar. A habilidade de movimentar o veículo demonstra o desempenho correto de um conjunto de eixo traseiro TractionLok®.

3. Quando se inicia o movimento com uma roda sobre uma superfície excessivamente escorregadia, uma leve aplicação do freio de estacionamento poderá ser necessária para auxiliar a energizar o dispositivo de Traction-Lok® do diferencial. Solte o freio quando a tração for estabelecida. Acelere moderadamente no início para proporcionar uma tração máxima.

4. Se, com tração desigual, ambas as rodas derraparem, o eixo traseiro com o sistema LSD (limited slip differential) esta fazendo o que deveria.

5. Em casos extremos de diferenças em tração, a roda com menor tração pode derrapar após o Traction-Lok® ter transferido o máximo de torque possível à roda não derrapante.

Teste de Estrada para Traction-Lok®

1. Dirija o veículo por aproximadamente 20 quilômetros para permitir o aquecimento do lubrificante do eixo.

Se a temperatura externa estiver muito baixa, será necessário uma quilometragem maior.

2. Dirija o veículo em círculo fechado por cinco minutos num sentido e em seguida, por mais 5 minutos, no sentido inverso.

3. Faça um mínimo de dez percursos em “8”.

4. Se o chiado se tornar evidente, esgote, lave e reabasteça o eixo com o lubrificante específico, adicionando o aditivo modificador de atrito.

5. Realize novamente o teste de rodagem.

• Poderá aparecer um leve chiado. Se o chiado persistir após o veículo ter rodado 160 quilômetros, instale um novo diferencial.

Pessoalmente não testei por que não uso mais o bloqueio original.

Abaixo uma lista de sintomas e possíveis causas de problemas no diferencial e eixo:

Sintoma: Eixo Traction-Lok® apresenta forte trepidação ao girar.

Possível Causa: Falta de Lubrificação ou Lubrificação inadequada

Sintoma: Vazamento de lubrificante do vedador do pinhão ou vedadores de óleo dos semi-eixos.

Possíveis Causas : Respiro • Danos na área de contato do vedador ou filtro de ar no protetor de poeira no flange de acoplamento.

Sintoma: Eixo dianteiro não desengata.

Possíveis Causas: Interruptores. • Fiação. • Motor de mudanças.

Sintoma: Engrenagens satélites e engrenagens planetárias do diferencial estão riscadas.

Possíveis Causas: •Lubrificação insuficiente. •Tipo de lubrificante contaminado ou incorreto.

Sintoma: Superaquecimento do eixo.

Possíveis Causas: • Nível muito baixo do lubrificante. •Tipo de lubrificante contaminado ou incorreto. •Pré-carga do rolamento ajustada incorretamente. •Desgaste excessivo de engrenagem. •Folga incorreta entre os dentes da coroa/pinhão.

Sintoma: Dentes da coroa e do pinhão quebrados.

Possível Causa: • Sobrecarga no veículo.

Sintoma: Semi-eixo quebrado.

Possíveis Causas: • Sobrecarga no veículo. • Desalinhamento do tubo do semi-eixo.

Abraço

Fabio Roberto

T4 Clube Brasil

#manutenção #diferencial

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