top of page
  • Foto do escritorFabio Roberto - @t4zeroum

What3words - Três palavras para definir sua localização em qualquer lugar do mundo



Imagine o mundo dividido em áreas de 3 x 3 metros, onde cada espaço tem seu endereço definido pela combinação de três palavras memorizáveis simples. Essa é a função do aplicativo what3words desenvolvido por Chris Sheldrick após enfrentar problemas pessoais com entregas de correspondências, onde muitas vezes passar a localização por latitude / longitude ou até nome de rua e número não são suficientes.

"Ficou claro que os seres humanos não são projetados para lembrar códigos de 18 dígitos". Giles Rhys Jones, What3Words

Agora aplicando essa tecnologia ao mundo off road, onde marcamos pontos de encontros próximo a estradas de terra sem numero, porteiras ou outros locais que muitas vezes não há um endereço claro e definido.

Com o what3words existe uma combinação única de 3 palavras para qualquer área de 3 x 3 m no solo e até na água.


Esse aplicativo esta salvando vidas em muitas partes do mundo, os bombeiros ingleses estão orientando as pessoas a instalarem esse app em seus celulares, a Mercedes Benz também incluiu o sistema em seus carros, o what3words está sendo usado agora em 35 idiomas inclusive no Brasil.

Três barras inclinadas (///) é o logo que define sua localização precisa, em 3 palavras, simples e objetivo.


Eu mesmo já fiquei "perdido" com o Troller em uma fazenda de eucalipto, demorei algum tempo até encontrar o caminho de saída, mas vamos imaginar que eu necessitasse passar minha localização no caso de um acidente, para todos os lados a mesma visão interminável de eucaliptos, uma posição de latitude / longitude é bem mais complicado que falar 3 palavras para uma equipe de resgate.


Em uma situação mais tranquila, imagine que você esta em um evento com muitas pessoas, uma praia aguardando amigos, uma fazenda, ou mesmo no centro de uma cidade e precisa que alguém chegue até você, basta passar seu (///) endereço que será facilmente localizado.

A cada dia empresas de telefonia avançam sinais 3G e 4G nas zonas rurais, onde fica extremamente facil a localização de fazendas, sítios, atrações turísticas, cachoeiras, mirantes e outros com esse tipo de definição de endereço.


Mais de 650 empresas, organizações governamentais e ONGs em mais de 170 países estão usando endereços de 3 palavras, o aplicativo gratuito para Android e IOS, baixe o aplicativo, descubra seu endereço de 3 palavras.

Grande abraço

Fabio Roberto


617 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page