top of page
  • Foto do escritorFabio Roberto - @t4zeroum

Perdi a placa dianteira, e agora?


No mundo off road ou no dia a dia perder a placa dianteira é muito comum, já vi isso no mínimo umas 3 ou 4 vezes em passeios ou trilhas.

Algumas vezes a placa fica mas a tarjeta (cidade-estado) vai embora, isso aconteceu comigo exatamente nessa ocasião.



A maioria das placas é fixada ao para-choque por apenas dois parafusos na parte superior, ao passar por alagamentos, rios, até em grandes poças d`água, a força da água acaba fazendo uma alavanca e arranca facilmente sua placa.

Algumas vezes a placa fica mas a tarjeta (cidade-estado) vai embora.

A prevenção é simples: COLOQUE OS 4 PARAFUSOS DE FIXAÇÃO.

A maioria dos Troller já vem com a placa fixada com 4 parafusos, mas não custa ir lá dar uma conferida.

Se você perdeu sua placa e percebeu a tempo, o melhor a fazer é ir procurar, volte até o ponto da travessia e procure, vale perguntar em bares ou postos de combustível próximos, se o local for um ponto comum de perda de placas os comerciantes tem uma coleção delas.


Não encontrou sua placa? ok... esse é o passo a passo: para SP, outros estados pode variar o procedimento.

Informações importantes

O veículo deve estar licenciado com todas a multas pagas.

A segunda via da placa pode ser solicitada por:

Veículo de pessoa física - o proprietário do veículo. Veículo de pessoa física - o procurador do proprietário do veículo. Veículo de pessoa física - parente próximo (cônjuge, pais, filhos e irmãos). Veículo de pessoa jurídica - o proprietário ou representante legal da pessoa jurídica.

1- Faça um boletim de ocorrência, pode ser solicitado para emissão emissão da segunda via. Alguns estados disponibilizam o BO on-line,

2- Não fique rodando com o veículo sem placa é infração gravíssima e pode te render sete pontos na carteira, além da multa é claro!

3- Vá até o banco do Brasil apresente o Renavam do veículo e diga que vai pagar a taxa da placa, (somente uma placa), código da guia 403-0.

4- Com a taxa paga em mãos, boletim de ocorrência e documentos do veículo siga até o Detran de sua cidade e faça a solicitação, dependendo da boa vontade e demanda você pode sair com sua placa na hora.

Post sugestão do amigo José Luis Locchi, que perdeu a placa de seu Troller...rs

Antes de sair de casa sempre procure as informações oficiais no site do Detran de seu estado.

Abraço!!

Fabio Roberto

1.496 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page