• Fabio Roberto - @t4zeroum

Diesel S-500 ou S-10?



Tecnicamente o óleo diesel S-10 é superior ao diesel comum S-500, porém na pratica não é bem isso que acontece em alguns casos.

Entenda as diferenças entre o diesel S-500 e S-10

Diesel S-500 ou diesel comum é um óleo diesel mais simples, não recebe nenhum tipo de aditivo, apresenta coloração vermelha, teor de enxofre máximo de 500 ppm (partes por milhão), pode ser utilizado em qualquer veículo movido a óleo diesel fabricado até 2012, possui número de cetano mínimo 42. Com um número de cetano mais elevado, há um menor atraso da ignição e uma melhor qualidade de combustão.

Diesel S-10 é o diesel com teor de enxofre máximo de 10 ppm, tem cetano de 48, contra 42 do Diesel S-500/1800 e 46 do Diesel S-50.

O Diesel S-10 tem características diferentes do Diesel S-500/S-1800 atual, necessitando nos postos de combustíveis armazenagem exclusiva ou limpeza do tanque, no caso da troca de S-500/S-1800 por S-10.


O diesel S-10 é mais sensível no percurso entre a refinaria e o posto ele já tem suas características alteradas, a ANP não indica mais que 30 dias de armazenamento, portanto o giro do produto no posto deve ser alto, escolha postos confiáveis com grande movimento para abastecer com o diesel S-10.

Abaixo troca gradativa diesel tipo S-500 pelo S-10


Veículos com ano de fabricação anterior a 2012 podem utilizar qualquer um dos combustíveis, mas o problema maior é no tanque, seu tanque de combustível provavelmente já tem alguns anos de uso, e já recebeu muitos e muitos litros de diesel S-500, como referência de quantidade vou citar meu exemplo, rodo em média de 50 km/dia e utilizei nos últimos 3 anos 130 tanques, ou seja, aproximadamente 9300 Litros de óleo diesel, praticamente um tanque inteiro do posto de combustível.

Com certeza em meu tanque existem depósitos e formações de vários subprodutos, um desses componentes que podem reagir com o diesel S-10 e gerar efeitos indesejáveis. Portanto se você quiser utilizar o diesel S-10 é essencial uma limpeza do tanque. Não fique trocando de combustível e fazendo experiências no motor do seu Troller, adote uma linha de pensamento e siga adiante. É recomendável também que na troca do S-500 para o S-10 você troque o filtro de combustível.

Os motores mais novos devem obrigatoriamente utilizar o diesel S-10 que possui o teor menor de enxofre, o enxofre ataca os componentes dos motores equipados com o sistema EGR (Troller ano 2013 em diante) além de causar danos ao catalisador dos motores equipados com o sistema SCR.

Na minha cidade (SP) está cada vez mais difícil encontrar o diesel S-500, será uma evolução natural, quanto mais veículos são obrigados a utilizar o diesel S-10, menos postos irão comercializar o diesel S-500.

Em 1 de janeiro de 2014 o diesel S-1800 para uso rodoviário passou a ser substituído pelo S-500.

Particularmente no Troller 2.8 o diesel S-500 vai melhor, tanto no consumo quanto no desempenho, a fumaça realmente aumenta um pouco, eu ficarei no S-500, enquanto ele existir.

Vale investir também em um filtro mais robusto que possua um bom separador de água, foi isso que eu fiz, Abaixo o video.


Grande abraço!

Fabio Roberto

t4clube.com.br

#s10 #s500 #diesel

0 visualização

Contato

Sobre

O site partiu de uma iniciativa particular de Fabio Roberto, Trollerio e fã da marca, nosso site tem objetivo de facilitar a manutenção do seu Troller, reunindo em um só lugar tudo sobre o Troller e seus componentes além de matérias com  dicas de manutenção.  

Algumas marcas que aparecem em nosso site são amigos que apoiaram a iniciativa e contribuem com conteúdo ou respondendo questionamentos e dúvidas diariamente.

Ajude a divulgar

Cole um adesivo, conte para um amigo, apoie essa iniciativa.

logo T4 CLUBE BRASIL.png