top of page
  • Foto do escritorFabio Roberto - @t4zeroum

Motor Sprint MWM - Montagem e Sincronismo da Bomba Injetora


Instalação da Bomba Injetora:

Colocar o pistão do 1º cilindro (lado do volante) no PMS (ponto morto superior), no final do curso de compressão. Existe uma ferramenta especial para isso MWM nº 9.407.0.690.029.4, que trava a arvore de comando de válvulas.

Conferir se a indicação na polia dianteira se encontra na marca do PMS. Ajustar se necessário o indicador do PMS.



Posicionar o motor em 20° APMS, girando a árvore de manivelas no sentido anti-horário (visto pela polia).

Fixar a bomba injetora em uma morsa protegida. Soltar as porcas de fixação da bomba no flange e posicionar o flange de forma que a bomba fique encostada no bloco quando instalada. Apertar levemente uma das porcas.

Remover o bujão da parte traseira da bomba injetora para instalação do relógio comparador, necessário a utilização de uma ferramenta especial MWM nº 9.407.0.690.032.6.



Girar o eixo da bomba no sentido horário (visto pela engrenagem) até que a marca de início de injeção na engrenagem fique na mesma direção da saída “A” (1º cilindro) da bomba. Continuar movendo levemente a engrenagem no sentido horário até sentir resistência no eixo. Zerar o relógio comparador.

Girar a polia da árvore de manivelas no sentido horário (visto pelo lado da polia) até o PMS. O relógio comparador deverá deslocar-se. Posicionar o volante no PMS utilizando a ferramenta especial MWM nº 9.407.0.690.029.4.

Soltar a porca de fixação da bomba injetora no flange e, manualmente, afastar a bomba do bloco até obter uma leitura do relógio comparador correspondente ao valor gravado na plaqueta do motor.

Apertar todas as porcas de fixação da bomba ao flange com o torque especificado. Cuidar para não alterar o valor no relógio comparador.

Sincronizar a bomba injetora toda vez que for montá-la no motor, qualquer que tenha o motivo de sua retirada.

Verificação do Sincronismo:

Sempre que observar fumaça excessiva no escapamento, perda de potencia ou ruido castanhado característico do ponto adiantado do motor, é necessária a verificação do sincronismo da bomba Injetora.

1. Posicionar o 1º cilindro (lado do volante) no PMS, final do curso de compressão. 2. Remover o bujão central na parte traseira da bomba injetora e instalar um relógio comparador com a ferramenta especial MWM nº 9.407.0.690.032.6. 3. Ajustar uma pré-carga no relógio comparador, 4,0 mm 4. Girar a polia da árvore de manivelas no sentido anti-horário (visto pelo lado da polia) até o relógio comparador parar de se deslocar. Zerar o relógio comparador. 5. Girar a polia da árvore de manivelas no sentido horário (visto pelo lado da polia) até coincidir a marca do PMS com o indicador. 6. Efetuar a leitura no relógio, que deverá coincidir com o valor gravado na plaqueta de identificação do motor.

Se apresentar diferença, proceder ao ajuste do sincronismo descrito anteriormente.

Quer saber mais sobre bomba injetora visite nossa página, Bomba Injetora.

12.247 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page