• Fabio Roberto - @t4zeroum

Motor Sprint MWM - Montagem e Sincronismo da Bomba Injetora


Instalação da Bomba Injetora:

Colocar o pistão do 1º cilindro (lado do volante) no PMS (ponto morto superior), no final do curso de compressão. Existe uma ferramenta especial para isso MWM nº 9.407.0.690.029.4, que trava a arvore de comando de válvulas.

Conferir se a indicação na polia dianteira se encontra na marca do PMS. Ajustar se necessário o indicador do PMS.



Posicionar o motor em 20° APMS, girando a árvore de manivelas no sentido anti-horário (visto pela polia).

Fixar a bomba injetora em uma morsa protegida. Soltar as porcas de fixação da bomba no flange e posicionar o flange de forma que a bomba fique encostada no bloco quando instalada. Apertar levemente uma das porcas.

Remover o bujão da parte traseira da bomba injetora para instalação do relógio comparador, necessário a utilização de uma ferramenta especial MWM nº 9.407.0.690.032.6.



Girar o eixo da bomba no sentido horário (visto pela engrenagem) até que a marca de início de injeção na engrenagem fique na mesma direção da saída “A” (1º cilindro) da bomba. Continuar movendo levemente a engrenagem no sentido horário até sentir resistência no eixo. Zerar o relógio comparador.

Girar a polia da árvore de manivelas no sentido horário (visto pelo lado da polia) até o PMS. O relógio comparador deverá deslocar-se. Posicionar o volante no PMS utilizando a ferramenta especial MWM nº 9.407.0.690.029.4.

Soltar a porca de fixação da bomba injetora no flange e, manualmente, afastar a bomba do bloco até obter uma leitura do relógio comparador correspondente ao valor gravado na plaqueta do motor.

Apertar todas as porcas de fixação da bomba ao flange com o torque especificado. Cuidar para não alterar o valor no relógio comparador.

Sincronizar a bomba injetora toda vez que for montá-la no motor, qualquer que tenha o motivo de sua retirada.

Verificação do Sincronismo:

Sempre que observar fumaça excessiva no escapamento, perda de potencia ou ruido castanhado característico do ponto adiantado do motor, é necessária a verificação do sincronismo da bomba Injetora.

1. Posicionar o 1º cilindro (lado do volante) no PMS, final do curso de compressão. 2. Remover o bujão central na parte traseira da bomba injetora e instalar um relógio comparador com a ferramenta especial MWM nº 9.407.0.690.032.6. 3. Ajustar uma pré-carga no relógio comparador, 4,0 mm 4. Girar a polia da árvore de manivelas no sentido anti-horário (visto pelo lado da polia) até o relógio comparador parar de se deslocar. Zerar o relógio comparador. 5. Girar a polia da árvore de manivelas no sentido horário (visto pelo lado da polia) até coincidir a marca do PMS com o indicador. 6. Efetuar a leitura no relógio, que deverá coincidir com o valor gravado na plaqueta de identificação do motor.

Se apresentar diferença, proceder ao ajuste do sincronismo descrito anteriormente.

Quer saber mais sobre bomba injetora visite nossa página, Bomba Injetora.

#manutenção #motor #TROLLER28

8,940 visualizações

Contato

Sobre

O site partiu de uma iniciativa particular de Fabio Roberto, Trollerio e fã da marca, nosso site tem objetivo de facilitar a manutenção do seu Troller, reunindo em um só lugar tudo sobre o Troller e seus componentes além de matérias com  dicas de manutenção.  

Algumas marcas que aparecem em nosso site são amigos que apoiaram a iniciativa e contribuem com conteúdo ou respondendo questionamentos e dúvidas diariamente.

Ajude a divulgar

Cole um adesivo, conte para um amigo, apoie essa iniciativa.

logo T4 CLUBE BRASIL.png