top of page
  • Foto do escritorFabio Roberto - @t4zeroum

Vida Longa para Sua Turbina


Cuidados com o Turboalimentador

O turbo alimentador comprime o ar que entra no motor utilizando a energia dos gases que saem pelo escapamento, ou seja ele aproveita uma energia que seria desperdiçada, mas para que esse incrível sistema funcione bem e por muito tempo alguns cuidados devem ser observados.


A turbina trabalha com altíssimas rotações, podem chegar a 150 mil RPM, ou seja 50 vezes a rotação de um motor diesel, por esse motivo a lubrificação constante da turbina é essencial, essa lubrificação que é feita pelo mesmo óleo que lubrifica o motor, mais um motivo para sempre seguir o período de trocas recomendado pelo fabricante.

Veja mais sobre troca de óleo e uso severo aqui e aqui.

Quase todas as falhas nos turboalimentadores são causadas por dois motivos:

Falta de lubrificação ou entrada de objetos ou impurezas pela admissão.

Cuidando para que não ocorra nenhum desses motivos dificilmente terá qualquer tipo de problema com a turbina de seu veículo em condições normais de trabalho e pressão.

Para prolongar ao máxima a vida de sua turbina procure seguir os passos abaixo:

• Não acelerar o motor imediatamente após a partida.

• Aguardar 30 segundos com o motor em marcha lenta antes de desliga-lo.

• Mantenha seu filtro de ar sempre limpo e com as trocas em dia.

• Não rode com o veículo com as mangueiras de ar cortadas, rompidas ou danificadas,nem por poucos km enquanto providencia a substituição.

• Caso tenha que substituir a turbina por algum motivo ela deve ser pré-lubrificada antes do funcionamento. Acione o motor de arranque algumas vezes antes de dar a partida no motor. Depois funcione o motor e permita que ele funcione em marcha lenta por um período para estabelecer uma completa circulação e pressão de óleo antes de aplicar altas rotações e carga.

• Em baixas temperaturas ambientes ou quando o motor estiver sendo reativado após um longo período sem funcionar, dar partida no motor e deixa-lo funcionar em marcha lenta antes de operar em altas rotações.

• Evitar funcionar o motor em marcha lenta por períodos prolongados.


Obs.: No caso do Troller TGV 3.2 existe uma mola na parte interior da mangueira para evitar o estrangulamento durante a sucção, em alguns casos essa mola costuma oxidar e romper indo parar na entrada da turbina, se ouvir qualquer barulho estranho ao acelerar, PARE IMEDIATAMENTE e verifiquei a mangueira de admissão do turboalimentador.

Abaixo uma turbina Borgwarner modelo k14 com sistema "piador" que pode ser usado no Troller 2.8. Piuuuuuuuuuu.....


Grande Abraço!

Fabio Roberto


1.968 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page