• Fabio Roberto - @t4zeroum

Vida Longa para Sua Turbina


Cuidados com o Turboalimentador

O turbo alimentador comprime o ar que entra no motor utilizando a energia dos gases que saem pelo escapamento, ou seja ele aproveita uma energia que seria desperdiçada, mas para que esse incrível sistema funcione bem e por muito tempo alguns cuidados devem ser observados.


A turbina trabalha com altíssimas rotações, podem chegar a 150 mil RPM, ou seja 50 vezes a rotação de um motor diesel, por esse motivo a lubrificação constante da turbina é essencial, essa lubrificação que é feita pelo mesmo óleo que lubrifica o motor, mais um motivo para sempre seguir o período de trocas recomendado pelo fabricante.

Veja mais sobre troca de óleo e uso severo aqui e aqui.

Quase todas as falhas nos turboalimentadores são causadas por dois motivos:

Falta de lubrificação ou entrada de objetos ou impurezas pela admissão.

Cuidando para que não ocorra nenhum desses motivos dificilmente terá qualquer tipo de problema com a turbina de seu veículo em condições normais de trabalho e pressão.

Para prolongar ao máxima a vida de sua turbina procure seguir os passos abaixo:

• Não acelerar o motor imediatamente após a partida.

• Aguardar 30 segundos com o motor em marcha lenta antes de desliga-lo.

• Mantenha seu filtro de ar sempre limpo e com as trocas em dia.

• Não rode com o veículo com as mangueiras de ar cortadas, rompidas ou danificadas,nem por poucos km enquanto providencia a substituição.

• Caso tenha que substituir a turbina por algum motivo ela deve ser pré-lubrificada antes do funcionamento. Acione o motor de arranque algumas vezes antes de dar a partida no motor. Depois funcione o motor e permita que ele funcione em marcha lenta por um período para estabelecer uma completa circulação e pressão de óleo antes de aplicar altas rotações e carga.

• Em baixas temperaturas ambientes ou quando o motor estiver sendo reativado após um longo período sem funcionar, dar partida no motor e deixa-lo funcionar em marcha lenta antes de operar em altas rotações.

• Evitar funcionar o motor em marcha lenta por períodos prolongados.


Obs.: No caso do Troller TGV 3.2 existe uma mola na parte interior da mangueira para evitar o estrangulamento durante a sucção, em alguns casos essa mola costuma oxidar e romper indo parar na entrada da turbina, se ouvir qualquer barulho estranho ao acelerar, PARE IMEDIATAMENTE e verifiquei a mangueira de admissão do turboalimentador.

Abaixo uma turbina Borgwarner modelo k14 com sistema "piador" que pode ser usado no Troller 2.8. Piuuuuuuuuuu.....


Grande Abraço!

Fabio Roberto


#manutenção

1,661 visualizações

Contato

Sobre

O site partiu de uma iniciativa particular de Fabio Roberto, Trollerio e fã da marca, nosso site tem objetivo de facilitar a manutenção do seu Troller, reunindo em um só lugar tudo sobre o Troller e seus componentes além de matérias com  dicas de manutenção.  

Algumas marcas que aparecem em nosso site são amigos que apoiaram a iniciativa e contribuem com conteúdo ou respondendo questionamentos e dúvidas diariamente.

Ajude a divulgar

Cole um adesivo, conte para um amigo, apoie essa iniciativa.

logo T4 CLUBE BRASIL.png