A mesma atenção que se dá ao combustível e ao óleo do motor, também deve ser dada ao ar para o bom funcionamento durante muitos e muitos quilômetros, principalmente motores diesel que consomem muito mais ar que os motores gasolina.
O ar limpo é consequência de um filtragem eficiente, utilizar o filtro de ar correto e de qualidade além das trocas regulares conforme especificado no manual faz a diferença, motores com sistema common rail podem entrar em modo de segurança devido ao filtro sujo ou obstruído, se você tem duvida veja aqui o tempo de troca.
No caso do Troller motor 2.8 sprint existe um filtro secundário ou filtro de segurança que pode ser adicionado ao filtro primário, é uma segurança a mais no caso de estradas de terra ou alagados.
Na expedição que fiz para o Deserto do Jalapão já esperava encontrar muita poeira pelo caminho e fiz uso deste filtro, percebi uma pequena perda de potencia mas que não foi problema durante a viagem.
Aqui o resultado de 6000 km rodados sendo no minimo 1000 km de terra e areia, certamente somente o filtro primário não seira suficiente.
Portanto pelo custo do filtro (cerca de R$ 75,00) e benefício que proporciona vale a pena investir no filtro secundário no caso de uso extremo fora de estrada.
Por ser pouco utilizado as vezes é difícil de encontrar.
Grande abraço
Fabio Roberto
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