O Motor International NGD 3.0 Turbo diesel presente no Troller ano 2006 a 2012 possui alguns sensores instalados para gerenciamento do sistema de injeção e demais parâmetros de funcionamento, esse foi um dos motivos que levaram os jipeiros mais conservadores a torcerem o nariz na época de seu lançamento em 2006, com o tempo o Troller 3.0 mostrou que é um grande jipe inclusive em travessias ou áreas alagadas independente do numero de sensores. Mas afinal quantos sensores existem no motor 3.0 NGD?

1 - Sensor de Posição do Comando de Válvulas / Sensor de Fase - O sensor de posição do comando de válvulas está montado diretamente no cabeçote do motor, onde é feita a leitura da posição do comando através de um anel dentado que é montado no comando de válvulas.

2- Sensor de Temperatura e Pressão do Ar de Admissão / Sensor T-MAP - O sensor T-MAP fica localizado no coletor de admissão e é responsável pela leitura da pressão e temperatura do ar admitido pelo motor, comparado com a pressão atmosférica.

3- Sensor de temperatura de retorno do combustível - Na parte traseira do motor.
4 - Sensor do liquido de arrefecimento- Na parte dianteira do motor.
São os mesmos sensores.

5 - Sensor de pressão do óleo - Mede a pressão de óleo do motor.
6 - Sensor de presença de água no combustível - Localizado abaixo do filtro de combustível.
7 - Sensor de rotação do motor - Faz a leitura da posição do volante do motor.

8 - Sensor de alta pressão pressão do Rail - Trabalha com 1300 bar podendo chegar a 1600 bar, envia informações para válvula pcv. O sensor de alta-pressão mede a pressão de combustível no rail.

9 - Sensor do tanque - Mede o nível do tanque. 10 - Sensor do pedal do acelerador - Leitura da posição do pedal do acelerador.
Ao todo são 10 sensores.
Grande abraço
Fabio Roberto.
Comments