top of page
  • Foto do escritorFabio Roberto - @t4zeroum

15 Dicas Para Sua Aventura Off-Road.


Esse é um guia básico para para ajudar o jipeiro na hora de sair para a trilha, passeio, ou expedição.


1- Verifique o Básico - Confira todas os fluidos de seu 4x4, óleo do motor, fluido de freios, nível direção hidráulica, água do limpador de para brisa, verifique se não há vazamentos ou manchas de óleo no chão onde o veículo fica estacionado. Uma conferida no filtro de ar e vedação do snorkel também vale a pena, se conhece algum problema em seu 4x4 que esta dependendo de reparo faça-o antes de partir, de preferência uma semana antes para dar tempo de conferir se o conserto ficou bom.

2 -Lampadas e Luzes - Tenha certeza que todas as luzes de seu 4x4 estão em ordem, luzes extras na traseira do veiculo ou na lateral podem ser bem vindas em determinadas situações off road.

3- Amortecedores - Verifique se não há sinais de vazamento nos amortecedores. Amortecedor vazando e molas cansadas pode comprometer sua segurança no deslocamento e durante seu passeio.

4- Verifique seus Pneus - Verifique a banda de rodagem dos pneus, se a calibragem esta correta, inclusive do estepe. Andar com pneus fora da calibragem correta por longos períodos de asfalto pode prejudicar seu pneu além de gastar mais combustível.

5- Preparação e Planejamento - O sucesso de seu passeio, viajem ou trilha depende muito do seu planejamento, vejas as opções de percurso, pesquise na internet pelo nome do local ou trilha, veja se ja existe uma trilha pronta com dicas em sites específicos, uma boa fonte é o site wikiloc.

6- Clima - É muito importante conhecer o clima da região visitada, um passeio leve pode se tornar uma trilha média ou pesada dependendo da época do ano, visite sites locais de noticias e procure mais informações sobre a região. Esteja preparado com a roupas adequadas e equipamentos de proteção (capa de chuva, chapéus, óculos de sol, protetor labial, protetor solar, repelente). Mesmo que não esta planejando um dia a mais é bom sempre levar um conjunto de roupas para uma eventual necessidade.

7 - Conectado com o mundo - Por mais que muitas vezes o objetivo da aventura seja seja se desconectar de redes sociais, e-mail e outros, leve sempre um celular de uma operadora de grande abrangência, carregador veicular e se houver um radio portátil tipo py, em lugares remotos todos trilheiros andam com rádio .

8 - Chamado da Natureza - Tenha sempre um rolo de papel higiênico dentro do seu 4x4, você sabe a hora que vai precisar dele, em grandes deslocamentos ou viagens longas nunca se sabe que tipo de comida vai encontrar no caminho.

9 - GPS - Um GPS portátil é uma grande ajuda no percurso. Os GPS portáteis são são fáceis de manusear e uma vez que você estiver familiarizado com ele, ele pode ser uma ferramenta valiosa para você lugares remotos. No caso de surgir uma emergência real, você vai aprender rapidamente o quão valioso que pode ser. Tenha sempre baterias de reposição em um saco zip-lock e um carregador veicular.

10 - KIT Mata fome e Mata Sede - Leve sempre muita água mineral e comidinhas fáceis, hoje são muitas opções no mercado, barrinhas, biscoitos, torradas pães são algumas opções, em alguns casos vale fazer um lanchinho natural em casa e levar em um coooler.

11 - Hi-Lift - Um macaco tipo hi-lift é um coringa em situações de apuro e pode ser literalmente uma mão na roda, ter o equipamento adequado e saber usar da forma correta pode fazer uma grande diferença. Faça alguns testes antes, simule algumas situações e treine um pouco, nunca se sabe quando vai precisar usar, isso vale para outros equipamentos off road, como guincho, ancora e outros.

12 - Combustível Extra - Cada um sabe a autonomia de seu veículo, dependendo da distância a se percorrer e disponibilidade de recursos no caminho vale a pena levar combustível reserva, temos muitas opções de galões para essa finalidade, sempre do lado de fora do veículo.

13 - Kit de Ferramentas - Leve sempre um kit básico de ferramentes com jogo de chaves de fenda e philips, jogo de soquetes, alicate, fita isolante, silver tape, abraçadeiras tarap são algumas sugestões.

14 - Lanterna - Uma lanterna é útil em qualquer situação de preferencia recarregavel de led.

15- Divirta-se - Curta cada momento desde a preparação, planejamento até história contada para amigos e parentes, uma boa ventura não tem preço.

A minha eu contei aqui no site, Minha aventura.

Grande abraço

Fabio Roberto

2.776 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page