• Fabio Roberto - @t4zeroum

Como manter o sistema de engate do 4x4 de sempre funcionando


Uma das constantes reclamações sobre nosso jipe é o engate do sistema de tração, o problema aparece quando mais precisamos dele em alguma trilha ou passeio na hora acionar o 4x4H ou 4x4L.


Algumas vezes engata corretamente outras as luzes ficam piscando e não acontece nada, 4x4L e 4x4L ficam acesas simultaneamente ou simplesmente nada acontece. Essa reclamação foi o que motivou diversas empresas a desenvolver um sistema de engate totalmente mecânico para o Troller.

O sistema de engate do Troller T4 é por acionamento elétrico, ou seja, ao virar a chave em 4x4 é enviado um sinal para o modulo da tração, que verifica se a embreagem esta acionada, o sensor de velocidade envia informação ao modulo para regular a mudança de 4x4H para 4x4L, o motor elétrico é acionado para engatar a tração dentro da caixa de transferência, são muitos passos, fácil acontecer algum problema principalmente quando o sistema fica muito tempo sem uso ou é utilizado em regiões alagadas, riachos, rios e etc.

Uma das formas de ter o sistema sempre em ordem e funcionando é simples, usa-lo sempre, pelo menos de 15 em 15 dias. Mesmo sem estar em estradas de terra, areia ou lama é possível acionar o 4x4 sem prejudicar sua caixa de transferência e demais componentes.


Em sua rotina do dia a dia acione o 4x4H, sem engatar as rodas livres, e rode normalmente, não ultrapasse os 80 km/h e não acelere ou freie bruscamente, lembre-se que nessa situação o cardam, diferencial dianteiro e semi-eixos estão girando é normal sentir o jipe mais pesado, alguns quilômetros são suficientes para garantir a lubrificação do sistema e verificação do correto funcionamento. Repita a operação para o 4x4L, com muito mais cautela, o ideal seria em congestionamentos curtos ou percursos de bairro onde a velocidade é baixa, não os ultrapasse os 40 km/h.


Atenção: Esse procedimento é válido apenas para o Troller com roda livre, ou seja, de 2002 até 2014, não é possível esse procedimento no Troller modelo novo (2015 em diante) por não possuir roda livre.

Dessa forma você garante a lubrificação constante do sistema o acionamento do motor da tração e ainda quando realmente necessitar da tração vai ter certeza que ela estará funcionado.

Não se esqueça de trocar o óleo da caixa de transferência a cada 30.000 km ou anualmente além lubrificar as cruzetas conforme especificado em nossa pagina:

Página sobre Óleo e Fluidos.

Página sobre Lubrificação das Cruzetas.

Grande abraço

Fabio Roberto

T4Clube.com.br

Algumas Especificações da Caixa de Transferência.

Lubrificante

Óleo da caixa de transferência ATF DEXRON III

Característica e Especificação Técnica da Caixa de Transferência Série 54

Fabricante Borg-Warner

Modelo 1754

Número de velocidades 2

Corrente motriz Morse Hy-Vo

Razão de velocidade 1:1

Razão de velocidade fora de estrada 2,48:1

Volume de óleo 1,5 l

Tipo de óleo lubrificante ATF Dexron III

#tração #manutenção

4,332 visualizações

Contato

Sobre

O site partiu de uma iniciativa particular de Fabio Roberto, Trollerio e fã da marca, nosso site tem objetivo de facilitar a manutenção do seu Troller, reunindo em um só lugar tudo sobre o Troller e seus componentes além de matérias com  dicas de manutenção.  

Algumas marcas que aparecem em nosso site são amigos que apoiaram a iniciativa e contribuem com conteúdo ou respondendo questionamentos e dúvidas diariamente.

Ajude a divulgar

Cole um adesivo, conte para um amigo, apoie essa iniciativa.

logo T4 CLUBE BRASIL.png