• Fabio Roberto - @t4zeroum

Qual o melhor ano do Troller?


Essa pergunta sempre chega em nosso site, resposta difícil para um tema polêmico.


Começando pelo Troller ano 99 e alguns 2000 que tem motor AP 2000, eixo de Cherokee e acabamento bem simples, mas ha quem diga que são os melhores para tilhas pesadas, peso leve comparado ao modelo diesel facilita transpor os obstáculos, mas não tem roda livre, além da dificuldade de encontrar peças para o cambio Tremec no Brasil. Depois disso até o ano de 2001 o Troller T4 passou por um período de transição com algumas configurações inclusive chamado pelo mercado de 2001 Fase 1 e 2001 Fase 2, até hoje descobrir as diferenças do Troller fase 1 para fase 2 é uma dificuldade, fase 2 é mais parecido com a versão 2002.

Em 2002 o Troller T4 recebeu um grande upgrade nos itens de série como roda livre, diferencial traseiro blocante e porta traseira, esses itens fizeram diferença e ajudam muito no seu dia a dia, em 2003 foi o ano que a montadora resolveu se preocupar (um pouco) com o conforto do Trolleiro, melhorando a ergonomia, acabamento e dirigibilidade, até bancos mais macios (mas continuam sendo ruins). Em 2004 foram poucas as alterações mecânicas, a mais significativa foi o eixo primário da transmissão reforçado e alongado, 2005 é basicamente o mesmo Troller T4 2004 com alteração do modelo do câmbio, um pouco mais macio, esse ano também marca o fim da fabricação do Troller T4 com motor MWM Sprint 2.8 alimentado por bomba injetora.


O motor MWM Sprint 2.8 é um excelente motor, fabricado para rodar milhares de quilômetros, utilizado também na Chevrolet S10, Nissan Xterra e em outros micro ônibus de pequeno porte, a versão que equipa o Troller é somente mecânica, ou seja, não possui módulos, bombas elétricas (alta / baixa) e outros componentes comuns aos modelos eletrônicos, por esse motivo alterações para ganhos de potência e desempenho requer maior gasto e entendimento, como troca de bicos injetores, regulagem da bomba injetora e turbina, recentemente esse motor ganhou um coletor dimensionado de alta performance fabricado pela Dmarco 4x4 que melhora muito desempenho.

A partir do 2006 já entra a eletrônica do motor International NGD 3.0 com 160 cv, e junto a possibilidade de utilização aumento significativo de potência, em alguns casos pode-se chagar a 100 cv, com uma simples reprogramação da ECU. Mas o grande aumento de potência pode cobrar um preço alto se não souber dosar o pé na hora de acelerar.

De 2006 a 2008 foram os anos para melhorar a adaptação do motor International NGD 3.0 na carroceria do Troller, alterando posicionamento de mangueiras e componentes na medida que os problemas sugiram, outros detalhes mecânicos e conforto não tiveram alteração significativa.

Em 2009 foi o ano da grande mudança, a Ford fez muitas alterações na estrutura do veículo, esteticamente mais ajustado, parte superior da carroceria com uma leve curvatura para diminuir os reflexos nos vidros pelo lado interno, além de um interior com novo painel e assim se manteve até 2012 onde foi o ultimo modelo fabricado com motor 3.0.

Em 2013 e 2014 a Troller recebeu o motor MWM 3.2 Maxxforce, uma grande euforia no lançamento, imaginava-se uma motor que baseado no grande sucesso, robustez e confiança que é o Sprint 2.8, mas uma série de problemas iniciais com ajustes e regulagem da ECU levaram a uma sucessão de reclamações, que levou a Ford a fazer um recall desse modelo. Mesmo após o recall alguns modelos continuaram apresentando problemas como queima de bico, modo de segurança e perda de potência, em grande parte pela manutenção preventiva e corretiva incorreta.Por se tratar de uma nova tecnologia recente com DPF, EGR e outros sistemas para controle das emissões poucos mecânicos especializados sabem lidar com essa tecnologia, encontrar mão de obra qualificada para esse motor é uma das dificuldades, instalado no Brasil somente no Troller essa motorização, são aproximadamente 2500 unidades. Esse motor tem excelente torque em baixa rotação é o primeiro que obrigatoriamente deve ser abastecido somente com diesel S10. Os demais aspectos mecânicos permanecem os mesmos dos anos anteriores.

O novo Troller como é chamado o modelo 2015 em diante não lembra muito o modelo anterior na estética e conforto melhorado, freios que finalmente funcionam bem, motor 3.2 com 200 cv e 5 cilindros tem folego de sobra para empurrar o Troller morro acima, outros itens como suspensão, cambio e caixa de transferência continuam brutos e da conta do recado. Perdeu um pouco a pegada de jipe quadrado como o modelo anterior, mas continua sendo um Troller e Troller meu amigo é bruto!

Tudo isso para te explicar que essa questão de melhor ano do Troller é relativo, o melhor é o que esta em melhor condições e cabe no seu bolso, porque quando você compra um Troller não compra apenas um meio de transporte, mas compra um passaporte para aventuras, novas amizades, novos lugares, um mundo se abre, uma infinidade de possibilidades, um dos poucos veículos no mundo onde você consegue fazer uma trilha pesada, e no final pegar uma rodovia e ir rodando para sua casa, na segunda feira ir trabalhar com um sorriso no rosto de rodar com jipe marrom de lama pela cidade, isso meu amigo não tem preço. Quando você vira Trollerio não importa se é um antigo ou novo, 2.8, 3.0, 3.2, se tem pneus 31" ou 37", o que importa é que mais um entrou para família e aqui você sempre será bem vindo.


Nesse link tem acesso para ficha técnica de todos modelos.

ACESSO A FICHA TÉCNICA

Boa sorte na escolha de seu Troller.

Grande Abraço

Fabio Roberto

T4 Clube Brasil

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